facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1158 - Já nas bancas!
17/04/2019

Equipe iratiense acumula pódios em categoria de acesso àStock Car

Formada pela família Gomes, a equipe de automobilismoSG Racing tem se destacado na Stock Light, categoria de acesso à Stock Car

Equipe iratiense acumula pódios em categoria de acesso àStock Car

Prestes a completar um ano de funcionamento, a equipe SG Racing, formada por iratienses, tem acumulado diversos pódios na Stock Light, categoria de acesso à Stock Car.

Um dos pódios foi no domingo (07) no autódromo de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, onde foi realizada a primeira etapa da temporada 2019 da Stock Light. Os pilotos da equipe, Vitor Batista e Marco Cozzi,ficaram respectivamente, em 1º e 2º lugar.

A vitória marcou algo inédito para uma equipe na categoria. “Fomos a primeira equipe que fez uma dobrada”, conta o administrador da equipe, Edgard Gomes Neto (Kinho).

A próxima etapa acontece no dia 19 de maio, em Goiânia.

Temporada 2018

No primeiro ano disputando as provas na categoria, a equipe conseguiu se destacar, apesar de ter começado a competir em maio, quando o campeonato já havia iniciado. Mesmo sem ter participado de várias provas, a equipe iratiense conseguiu se classificar em segundo lugar já na primeira corrida em Londrina.

“Durante todo o ano, antes da etapa de Interlago, sempre ficamos entre os top 10, e em Interlago fechamos em terceiro lugar”, comentou Kinho.

A equipe terminou a temporada em sétimo lugar, com quatro corridas a menos do que as demais equipes.

Aprendizado

Para Kinho Gomes, o primeiro ano foi de aprendizado no meio automobilístico. “Paraa gente foi um aprendizado tanto na parte material, quanto para formação de equipe. Nós contamos com profissionais extremamente qualificados, poderia até citar a figura do Miguel Ferreira, que já trabalhou com Felipe Massa, Gil de Ferran, Tony Kanaan, Hélio Castroneves. Ele é o nosso chefe de oficina. A parte técnica está sob a batuta dele”, conta.

Atualmente, a equipe possui três carros, mas está competindo com dois. “A gente iniciou o campeonato com dois carros, e o terceiro carro ainda, que se aparecer apoiadores nós colocamos novos carros”, disse.

Surgimento

Kinhoconta que a equipe foi formada após a compra da Full Time Academy. Com sede em Irati, a SG Racing tem o objetivo ser um espaço para a formação de pilotos. “O principal objetivo da SG Racing é ter uma estrutura de ponta, oferecer para empresas e empresários a serem divulgadas as suas marcas e a formação de pilotos que querem subir para a categoria”, conta.

Voltado à formação, a equipe é um dos primeiros passos na profissionalização. “O pessoal que sai do kart vem para essa academia, para ter a ascensão para a principal Stock Car. E futuramente quem opta, não pela Fórmula 1 e sim pelo Turismo, seguir carreira nesse sentido. É uma faculdade, uma universidade para seguir carreira nesse sentido”, relata.

Ele conta que a paixão da família Gomes pelo automobilismo teve início com seu irmão, Sergio (Serginho), que competiu no kart e obteve bons resultados há tempos atrás. O “bichinho”, como se referem à paixão pelas corridas, foi pegando e atualmente, além dos dois irmãos, o pai Sergio Edgard Gomes também não perde nenhuma prova da Stock Light.

Na temporada de 2018, ele esteve ao lado dos filhos nos autódromos, acompanhando as provas nos boxes da equipe. Entretanto, nesta temporada, o patriarca optou por acompanhar as provas pela televisão, na Band Sports, sem deixar a comodidade de sua casa em Irati. Segundo ele, devido à sua idade, a rotina da equipe é muito cansativa. Ter que estar nos autódromos vários dias antes das provas para a montagem dos boxes, levantar de madrugada para estar junto aos mecânicos e pilotos ajustando os últimos detalhes dos carros, ficar em hotéis, esperar em aeroportos.

Treinamento

Os treinamentos da equipe obedecem as regras estipuladas pelo campeonato. “Para os treinos são liberadas 24 horas de motor no ano. Só que para fazer um treino você tem que chamar o pessoal, tem que alugar pista, então os próprios chefes de equipe da Light se reúnem e vamos treinar em tal local, todo mundo paga os custos do aluguel do autódromo e a gente faz o treino”, explica Sérgio Gomes Filho, chefe da equipe.

Patrocínio

A busca da equipe iratiense agora é por reforçar o time de patrocinadores para conseguir avançar cada vez mais no campeonato.

Kinho explica que a SG Racing também pretende levar o nome de Irati para outros lugares. “Além de ser uma janela para as empresas, estamos levando o nome da cidade, hoje, para três a quatro estados. Não é só a corrida, tem a rodada de negociações dentro da pista, tem vários empresários circulando, e o público que passa em frente ao box, que é aberto, tem promotoras distribuindo panfletos, brindes, ativação da marca. Eu vejo que para a cidade de Irati é muito importante a divulgação”, relata.

A intenção é buscar empresas locais para conseguir dar visibilidade aos negócios da região. “Eu vejo a gente está oferecendo uma plataforma para divulgação, além da formação dos pilotos, uma plataforma de divulgação de empresas”, disse.

Os patrocínios são realizados através de leis de incentivo, com projeto por meio do ICMS em São Paulo, e também pelo Imposto de Renda, em todo o país. Então, a empresa desconta no imposto aquilo que foi repassado para a equipe.

Próximas corridas

- 19 de maio – Goiânia

- 9 de junho – Londrina

- 25 de agosto – Interlagos – São Paulo

- 15 de setembro – Curitiba

As corridas são transmitidas pelo canal de tv Band Sports e pelo Portal Terra.

Texto: Karin Franco e Letícia Torres

Fotos: Divulgação

Galeria de Fotos