facebook

Editorial - Cuidar da saúde mental é necessário

11/04/2019

Editorial - Cuidar da saúde mental é necessário

Nos últimos anos, a saúde mental tem sido um dos assuntos que tem chamado atenção da sociedade. Problemas antes vistos como pessoais, são agora, problemas de saúde pública e que mobilizam setores da sociedade para o cuidado na saúde mental.Contudo, esse movimento tem sido desafiador, porque não exige apenas ações gerais, mas também diversas etapas que giram em torno da conscientização e sensibilidade de como tratar sobre o assunto.

Uma primeira dessas etapas é tirar a estigmatização das chamadas doenças mentais. Por muito tempo, a doença mental era associada a apenas casos mais graves, ou os chamados loucos, como a população costumava designar. No entanto, sabemos hoje em dia que pessoas consideradas “normais” na nossa sociedade, podem estar sofrendo de algum transtorno mental como depressão ou ansiedade.

Essa conscientização sobre a saúde mental é importante porque assim que a pessoa consegue perceber que o que está ocorrendo com ela, essa pessoa conseguirá ter acesso a mecanismos para procurar ajuda. E essa é outra etapa que tem sido enfatizada por muitos órgãos de saúde mental: o reconhecimento de que é preciso ajuda para cuidar desse aspecto da vida.

Todas essas questões, e outras mais, têm sido tratadas em diversas campanhas e ações de prevenção feita pelos órgãos de saúde. E para muitos, ainda há a dúvida de como conseguir atendimento de forma gratuita.

Em Irati, a população pode ter acesso a diversos serviços gratuito. Entretanto, o atendimento da saúde mental enfrenta os mesmos problemas da saúde pública. Um deles é a defasagem no número de profissionais disponíveis, o que faz com que se tenha uma lista de espera para consultas.

Contudo, a demora no atendimento não pode ser impeditiva na procura por ajuda. A ajuda gratuita existe, e a grande procura demonstrará aos órgãos públicos a necessidade de mais investimentos nesta área. Mais do que isso, o cuidado em saúde mental é um direito de todos os cidadãos que não só precisam, como devem ter esse serviço disponível a todos.

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580