facebook

Editorial - Trânsito tem fluxo melhorado com a instalação de rotatórias

08/04/2019

Editorial - Trânsito tem fluxo melhorado com a instalação de rotatórias

Desde o início do ano, a prefeitura de Irati tem instalado rotatórias em vários entroncamentos da cidade.

Em alguns desses locais, as rotatórias substituíram os semáforos. Segundo a prefeitura, a troca foi feita para economizar.

E de fato pode economizar, já que uma rotatória exige uma menor manutenção que os semáforos, que pedem uma manutenção constante.

Em muitos lugares foi instalada uma mini-rotatória, onde não só carros passam, como também passam veículos com grande porte, como caminhões e ônibus.

Num primeiro momento, houve reclamações em alguns lugares, mas com o tempo e com o fluxo melhorando, especialmente em horários de pico, as rotatórias têm sido aceitas.

O único problema – e que não acontece somente em Irati – é que muitos motoristas não sabem ou simplesmente não obedecem as regras do trânsito.

Além de não respeitar a sinalização para parar, motoristas não sabem quem tem direito a passar na rotatória, ou até mesmo não sinalizam para qual direção irão.

Com isso, barbaridades são vistas diariamente, como carros parando na metade da rotatória, veículos passando na frente de outro, além de pedestres esperando por horas um motorista parar, isso quando não atravessam de forma perigosa durante o movimento. Sem obedecer as regras, motoristas mais atrapalham do que ajudam.

Mesmo com motoristas não sabendo as regras, as rotatórias ainda são uma boa opção para cidades como Irati, onde o número de veículo aumenta somente em horários de pico e por pouco tempo, como 10 ou 15 minutos.

Há ainda a vantagem de melhorar o fluxo de veículos, trazendo mais agilidades para alguns pontos da cidade que não possuíam mais um movimento tão intenso.

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580