facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1135 - Já nas bancas!
08/04/2019

Editorial - Trânsito tem fluxo melhorado com a instalação de rotatórias

Editorial - Trânsito tem fluxo melhorado com a instalação de rotatórias

Desde o início do ano, a prefeitura de Irati tem instalado rotatórias em vários entroncamentos da cidade.

Em alguns desses locais, as rotatórias substituíram os semáforos. Segundo a prefeitura, a troca foi feita para economizar.

E de fato pode economizar, já que uma rotatória exige uma menor manutenção que os semáforos, que pedem uma manutenção constante.

Em muitos lugares foi instalada uma mini-rotatória, onde não só carros passam, como também passam veículos com grande porte, como caminhões e ônibus.

Num primeiro momento, houve reclamações em alguns lugares, mas com o tempo e com o fluxo melhorando, especialmente em horários de pico, as rotatórias têm sido aceitas.

O único problema – e que não acontece somente em Irati – é que muitos motoristas não sabem ou simplesmente não obedecem as regras do trânsito.

Além de não respeitar a sinalização para parar, motoristas não sabem quem tem direito a passar na rotatória, ou até mesmo não sinalizam para qual direção irão.

Com isso, barbaridades são vistas diariamente, como carros parando na metade da rotatória, veículos passando na frente de outro, além de pedestres esperando por horas um motorista parar, isso quando não atravessam de forma perigosa durante o movimento. Sem obedecer as regras, motoristas mais atrapalham do que ajudam.

Mesmo com motoristas não sabendo as regras, as rotatórias ainda são uma boa opção para cidades como Irati, onde o número de veículo aumenta somente em horários de pico e por pouco tempo, como 10 ou 15 minutos.

Há ainda a vantagem de melhorar o fluxo de veículos, trazendo mais agilidades para alguns pontos da cidade que não possuíam mais um movimento tão intenso.