facebook

Editorial - É hora do cidadão se conscientizar e fazer sua parte ou terá que pagar multa

21/03/2019

Editorial - É hora do cidadão se conscientizar e fazer sua parte ou terá que pagar multa

Na última semana, o município de Irati decidiu lançar mão de um dos recursos utilizados por muitos outros municípios brasileiros para o combate do mosquito da dengue: a multa.

Em Irati, as residências com alguma água parada não eram multadas até então. No entanto, após a verificação de muitos focos do mosquito em Irati, deixando o munícipio na categoria de infestado pelo mosquito, o recurso da multa será utilizado.

O objetivo não é simplesmente arrecadar dinheiro, mas tentar conscientizar – nem que seja pelo bolso – os munícipes que não mantem seus quintais limpos e livre dos focos do mosquito.

O registro de focos em bairros que não registravam os focos há mais de 10 anos foi um dos alertas que fez a administração tomar a decisão.

No munícipio, a aplicação da multa ainda está no começo do processo e é difícil prever se isso funcionará ou não na prevenção.

O que é certo é que assusta e chama a atenção para um fator que o próprio cidadão pode realizar. Em tempos onde há tanta descrença na política, muitos cidadãos questionam as ações dos gestores públicos – muitas vezes com razão -, mas podem esquecer detomar atitudes simples, mas que são muito importantes quando convivemos em sociedade.

A limpeza de um quintal ou até mesmo de um lote vazio, não só preserva a propriedade e a valoriza, como também ajuda para que todos consigam conviver em harmonia numa sociedade. A não realização dessa limpeza traz problemas a todos: são ratos, baratas, escorpiões, aranhas, morcegos, e mosquitos que encontram na zona urbana o local para proliferar. É hora do cidadão se conscientizar e fazer sua parte.

Em Irati, a aplicação de multa está sendo a medida tomada antes que uma epidemia possa vir a ocorrer. Até o momento somente um caso importado foi diagnosticado. Mas há sim o risco de uma epidemia, mesmo que nunca tenha acontecido.

Infelizmente, em outros lugares, a multa só chegou quando uma epidemia estava instalada. Irati tem a chance de ser diferente. Esse é o momento da população fazer o seu papel.

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580