facebook

Número de incêndios na região cresceu no último ano

20/03/2019

Número de incêndios na região cresceu no último ano

O número de incêndios na região aumentou mais de 11% no último ano, que fechou com 373 ocorrências registradas. Em 2018, foram registrados 44 incêndios a mais do que em 2017, que teve no total 329 ocorrências. Os números foram obtidos em um levantamento no sistema do Corpo de Bombeiros do Paraná, nos municípios atendidos pela corporação de Irati.

A boa notícia é que esse número pode diminuir. Os dois primeiros meses deste ano trouxeram uma diminuição de 10% em comparação aos números da mesma época no ano passado. Em 2018, foram 49 incêndios registrados e em 2019, o número baixou para 44 incêndios.

Edificação

Um dos principais itens que fizeram aumentar os incêndios ano passado foram as ocorrências registradas em edificações. Esse tipo de ocorrência registrou um aumento de 25% no ano passado.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitão Jorge Augusto Ramos, explica que a rede elétrica é uma das principais causas dos incêndios em residências. “As principais causas de incêndio são ligadas ao curto-circuito ou sobrecarga de equipamentos”, disse.

Por isso, a orientação é que as pessoas desliguem os aparelhos sempre que possível. “’Mas minha casa é toda certa, tem uma instalação boa, meus equipamentos elétricos são novos’. Mas toda a vida que você deixa ele ligado na rede elétrica. Mesmo a descarga elétrica de um raio pode dar uma sobrecarga na parte interna da residência”, conta.

Desligar todos os aparelhos também deve ser um costume antes de sair para uma viagem. “Se você vai viajar, desligue tudo aquilo que for possível. Tire a televisão da tomada, o rádio, a máquina de lavar. Todos os equipamentos que você costumeiramente utiliza retire-os da tomada. Observe para não deixar nada ligado”, aconselha.

Outra orientação é avisar alguém sobre a viagem. “Sempre avise alguém que você não vai estar na cidade, não vai estar naquele período em casa porque se acontece alguma coisa muitas vezes aquele vizinho, aquele parente, dá uma passadinha por ali e está observando, então vem a capacidade de chamar o serviço de emergência de maneira antecipada”, disse.

Segundo o comandante, a chamada antecipada é essencial para evitar maiores estragos. No entanto, quando a edificação incendiadanão possui nenhum morador, o combate fica mais difícil porque há demora nesse chamamento. “Muitas vezes a casa está toda tomada de incêndio”, disse.

Para evitar isso, o comandante destaca que é necessário revisar a instalação elétrica. “Duas questões que fazem uma rede elétrica bem montada: disjuntor e o aterramento”, disse.

A instalação de disjuntor ajuda na maior proteção. “O disjuntor é uma chave que quando dá o aquecimento, um curto-circuito, ou qualquer situação interna, o disjuntor desliga. Isso dá uma proteção interna na casa, no comércio da pessoa”, explica.

Já no aterramento, a sobrecarga de energia é evitada. “Muitas casas, principalmente as mais antigas, não tem aterramento, então em casos de descarga elétrica, em caso de aquecimento da rede elétrica, não tem para onde dispersar essa energia. Uma orientação: observe a instalação elétrica da tua casa e sempre que possível, esteja ao alcance do teu bolso é você fazer o aterramento. Ou se você não consegue fazer na casa toda, faça principalmente daqueles eletrodomésticos, materiais que ocupam mais energia, máquina de lavar roupa, chuveiro elétrico, tomada onde usa o ferro. Ou aqueles que você utiliza mais costumeiramente: a televisão, o videogame do filho”, indica.

Vegetação

Os incêndios em vegetações registraram uma leve diminuição no ano passado. Em 2017, foram registradas 194 ocorrências, sendo que 2018 fechou apenas com 188 ocorrências, uma diminuição de 3%. Já o início desse ano mostrou que a diminuição continua ocorrendo. Os primeiros dois meses de 2019 registram 20% a menos de ocorrências do que a mesma época no ano passado.

O comandante destaca que colocar fogo em vegetações é crime. “Toda a limpeza de terreno com fogo, com vegetação, ela tem que estar liberada pelo órgão ambiental. É proibido você fazer, ou seja, é crime, fazê-lo sem orientação e sem liberação dos órgãos competentes”, alerta.

Quando há liberação, o comandante destacou que as pessoas precisam seguir algumas regras parta controlar o fogo. “Para áreas liberadas, que são maiores, sempre fazer aceros. O que é o aceros? É você fazer uma limpeza, raspar a terra e deixar sem vegetação em toda essa extensão, no perímetro dessa área que você pretende queimar para que esse fogo não passe além do que você deseja”, disse.

Dentro da cidade, os incêndios de vegetação costumam acontecer nos terrenos baldios. O comandante alerta que os donos dos terrenos são responsáveis caso haja algum incêndio no local. “Você não limpa o terreno e alguém vai lá e mete fogo, você é o responsável”, disse.

Essa responsabilização pelos terrenos também é feita pela prefeitura de Irati, que já divulgou que proprietários de terrenos baldios que não limparem as propriedades serão multados. O comandante destacou que essa limpeza não precisa ser feita com fogo. “Se você fizer essa limpeza costumeiramente, não esperar a prefeitura dizer: ‘Eu vou te multar se você não limpar o terreno’. Limpe habitualmente: duas, três, quatro vezes por ano. Então você vai ter uma quantidade menor de material orgânico e com isso vai se incorporar à terra de maneira mais fácil e mais rápido, sem causar prejuízo pro vizinho, pra cidade, pra comunidade como um todo”, disse.

“A orientação nossa é que sempre evite a questão de incêndio. Lote baldio limpo, terrenos com vegetação alta sempre limpos, e evitando essa questão do incêndio provocado que pode ter causas graves. Temos registros de residências que queimaram, quando um cidadão foi limpar um terreno ou que o terceiro fez colocação de fogo neste terreno que estava com um mato muito alto”, alerta.

Riscos

O comandante destaca que os moradores precisam enxergar os riscos que há em uma residência para conseguir evitar um risco de incêndio. “Isso parte do morador, do responsável, do proprietário de enxergar aquilo que pode ser um potencial de risco dentro da sua propriedade, dentro da sua residência”, disse.

Ele ainda citou que quem possui um espaço com muito acúmulo pode se precaver com extintores de incêndio, ou até mesmo, com medidas simples. “Imaginando onde você tem água na casa também: uma mangueira de jardim, você consegue fazer prevenção de incêndio, com água, com balde. Então essa intervenção inicial também sempre deve ser pensada”, disse.

Dicas para evitar incêndios

- Revise a rede elétrica: aterramento e disjuntores podem ajudar;

- Desligue aparelhos eletrônicos, principalmente antes de sair de casa;

- Evite ter lugares com muitos entulhos, com materiais que possam pegar fogo;

- Não guarde combustíveis em casa;

- Mantenha a limpeza e a organização para evitar acidentes;

- Não ponha fogo no quintal ou em terreno baldio para limpar o local;

- Cuide no uso de churrasqueiras: evite uso do álcool, especialmente o de posto, para fazer fogo;

- Em caso de incêndio ou suspeita, chame urgentemente o Corpo de Bombeiros;

Texto: Karin Franco

Fotos: Divulgação/ WhatsApp

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580