facebook

Sobrecarga na rede elétrica e curto-circuito: Os vilões dos incêndios

18/03/2019

Sobrecarga na rede elétrica e curto-circuito: Os vilões dos incêndios

A segurança em nossas residências é uma das principais preocupações que temos no dia a dia. Tentamos melhorar a cerca ao redor de casa, fechamos o portão e as portas, e sempre procuramos avisar o vizinho ou vizinho para ficar de olho se alguém mexer na casa enquanto estamos fora.

Mas o que poucos prestam a atenção é na estrutura do local em que se está. A rede elétrica antiga é uma das principais causas de incêndio em residências e edificações. Somente no ano passado, houve aumento de 25% nos incêndios em edificações, incluindo residências.

A sobrecarga e o curto-circuito são os fatores de origem desses incêndios. Um chuveiro sem aterramento. A falta do número adequado de tomadas que faz com que se coloque mais itens em uma mesma tomada. A fiação velha,que não suporta a quantidade de equipamentos eletrônicos que utilizamos hoje em dia em casa. Tudo isso pode vir ser o começo de um incêndio.

Além disso, outro fator que pode prejudicar uma ocorrência dessas é a demora em comunicar o Corpo de Bombeiros. Em casos onde não há morador, ou o morador está viajando, vizinhos costumam informar as autoridades somente após o incêndio ter avançado, com as labaredas e fumaça já num estado mais avançado. Nesta situação, em que a ocorrência teve um avanço maior,será difícil recuperar parte do patrimônio.

No entanto, uma situação dessa natureza pode ser evitada com uma atitude simples: desligar os aparelhos antes de viajar. São exatamente essas atitudes simples que podem ajudar com que tragédias sejam evitadas. Disponibilizar pontos de água, como torneiras e mangueiras pelo quintal pode ajudar também, especialmente próximos a uma churrasqueira.

São atitudes simples como olhar, observar e ver pequenas soluções que podem evitar situações complicadas, como a perda de um patrimônio ou até mesmo da vida.

No dia a dia, usamos fogo, aparelhos eletrônicos e diversos itens que podem trazer riscos. Contudo, boas práticas ajudam com que esses itens sejam algo que nos acrescente e que não se transformem problemas e que coloque em risco nosso dia a dia, ou até mesmo nossa vida.

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580