facebook

Câmara de Irati volta do recesso parlamentar e novo presidente comenta metas

Nei Cabral presidirá o Legislativo pelos próximos dois anos e entre as metas para o período cita economizar recursos públicos para investimento em estradas rurais e saúde, além de dar continuidade à revisão da Lei Orgânica Municipal

08/02/2019

Câmara de Irati volta do recesso parlamentar e novo presidente comenta metas

Na noite desta terça-feira (05) foi realizada a primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Irati. A sessão foi comandada pelo novo presidente da Mesa Diretora, Valdenei (Nei) Cabral, que também cita algumas das metas para os dois anos em que estará à frente do Legislativo.

O novo presidente destaca que a Câmara Municipal pretende fazer bom uso do dinheiro público, através de economia e gestão planejada e organizada. “A intenção é que os recursos não utilizados retornem aos cofres públicos e sejam revertidos em melhorias para a população e principalmente para as estradas rurais. Vamos priorizar a saúde dos iratienses e valorizar o homem do campo, pois a economia do nosso município gira em torno da agricultura”, contou.

Nei Cabral também disse que os vereadores que compõem a Mesa devem atender a população com ética e muita transparência nos trabalhos, além de celeridade nos projetos e garantia de prazos. “O objetivo principal da Mesa será dar continuidade aos trabalhos de revisão da Lei Orgânica, que já vêm sendo realizados, inclusive vamos promover Audiências Públicas para discutir as alterações junto com a população”, explica.

Ele convida os iratienses a acompanharem mais as ações do Legislativo. “Gostaria inclusive de convidar a população a acompanhar mais o trabalho do Legislativo. A participação popular é um importante instrumento democrático e permite que o cidadão debata e defina junto com seus representantes os destinos da cidade”, disse.

O novo presidente também comentou que o ano deverá ser de trabalho conjunto com os demais vereadores. “Vamos nos concentrar em prol de Irati para que daqui dois anos possamos sair de cabeça erguida e missão cumprida. Serei um presidente ímpar na casa. Somos em quatro na Mesa, mas pretendemos trabalhar em conjunto com todos os vereadores. Vamos juntos legislar, articular e fiscalizar em prol da nossa cidade”, relata.

Ele ainda disse como deverá ser seu trabalho no comando da Câmara de Irati. “Espero corresponder à confiança depositada em meu nome e dar continuidade ao bom trabalho que já vinha sendo realizado pela Mesa Diretora anterior. Me comprometo, como Presidente, a trabalhar com ética, respeito, dedicação, transparência, segurança, responsabilidade, inovação e muita humildade”, comentou.

Projetos lidos

A primeira sessão ordinária contou com a leitura de diversos projetos recebidos pelo Executivo. Um dos primeiros projetos lidos foi o que autoriza o Executivo a concessão de direito real de uso de bem municipal com a empresa “Atena Engenharia Industrial Ltda”, a qual atua no ramo de processamento de resíduos sólidos.

Outro projeto autoriza o Executivo a firmar Termo de Cessão de Uso com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Amcespar – CIS Amcespar, para a cessão de uso de uma cadeira odontológica completa.

Também foi lido o projeto que autoriza o Executivo a celebrar acordo judicial parcial nos Autos nº 0003561-32.2014.8.16.0095, que tramita na 1ª Vara Cível da Comarca de Irati. Além dos projetos que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar e especial na importância de até R$30.931.500,00 com o objetivo de dar continuidade na execução dos contratos e convênios de diversas secretarias; e o que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$4.363.900,00 com o objetivo de dar continuidade aos projetos da Secretaria de Assistência Social.

Eleição

A sessão ainda contou com a eleição e posse das Comissões Permanentes da Casa. Foram eleitos os membros das Comissões de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Saúde, Educação e Assistência Social e de Obras, Agricultura e Serviços Públicos, além da posse da Comissão de Ética Parlamentar para o biênio 2019-2020.

Texto: Karin Franco

Foto: Assessoria CMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1573 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580