facebook

Ico Ruva assume Núcleo Regional de Educação em Irati

O novo chefe, Frederico Ruva Neto, conhecido como Ico Ruva, é professor há quase 35 anos e conhece de perto os problemas enfrentados pela educação na região

15/01/2019

Ico Ruva assume Núcleo Regional de Educação em Irati

 

Nessa semana o professor Frederico Ruva Neto, conhecido como Ico Ruva, assumiu a chefia do Núcleo Regional de Educação em Irati. Além de coordenar as escolas da rede estadual de ensino em Irati, o Núcleo é responsável por escolas de mais nove cidades da região: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Com quase trinta e cinco anos de experiência como professor, Ico Ruva conta que recebeu com entusiasmo e alegria o convite para chefiar o Núcleo Regional de Educação. Antes de aceitar a missão, o professor indagou o governo Ratinho Júnior sobre os investimentos destinados a educação. “Quando eu recebi esse convite, a primeira indagação foi se eles teriam projetos em prol da educação, e com muita alegria fiquei sabendo que a educação é uma prioridade do atual governo. Então eu pude ficar à disposição para assumir esse árduo trabalho”, diz.

O novo chefe destaca que está animado para iniciar os trabalhos e que uma de suas principais prioridades é unir os educadores. “Estou com disposição para trabalhar em prol da educação, para unir os educadores, para trazer os diretores das escolas e as escolas para o nosso lado e assim fazer um bom trabalho para essa criançada”, afirma.

Devido ao contato direto com as escolas, educadores e alunos, Ico Ruva conhece bem as necessidades  desse meio. “Nós passamos por vários governos, alguns infelizmente não investiram, mas você vivendo dentro da escola você vê o que realmente é necessário”, comenta.

Para ele é de fundamental importância valorizar o professor. “Professores que são valorizados fazem um trabalho ainda mais sério. Uma coisa importante é a estruturação das escolas, as escolas precisam ter estrutura para que os alunos sejam bem trabalhados”, fala.

O no chefe do Núcleo defende que a educação de qualidade pode auxiliar no desenvolvimento da região, que ainda é considerada uma das regiões mais pobres do Paraná. “Queremos que a região seja estruturada, seja valorizada e que a gente possa tentar através de projetos, inclusive dentro das escolas, valorizar o nosso educando e nossos professores, acho que isso é uma coisa muito importante que a gente vai tentar trabalhar”, diz.

Equipe

O novo chefe do Núcleo Regional de Educação em Irati explica que alguns educadores que já atuam no Núcleo deverão continuar desempenhando suas funções. “No início teremos um trabalho árduo de confecção da nossa equipe lá no Núcleo. Tem pessoas lá que já fazem um excelente trabalho, que a gente sabe, vamos tentar manter esse pessoal que já esta lá há vinte, vinte cinco anos e que faz um excelente trabalho”, disse Ico Ruva.

 

História na educação

Ico Ruva não é o primeiro de sua família a assumir o cargo, ele lembra com carinho o período em que sua tia esteve à frente do núcleo. “É uma grande responsabilidade administrar o Núcleo de Irati, mas já tive uma experiência na família, minha tia Lenita foi a primeira chefe de Núcleo da região. Conversávamos muito e o que eu sentia era que ela tinha um trabalho muito árduo com os prefeitos e principalmente com as direção das escolas”, lembra.

 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul   

Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580