facebook

Curso de Letras da Unicentro de Irati ganha nota máxima em avaliação do MEC

Nota máxima é obtida no ano em que curso comemora 40 anos

21/12/2018

Curso de Letras da Unicentro de Irati ganha nota máxima em avaliação do MEC

O curso de Letras da Unicentro, campus de Irati, alcançou a nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos índices de avaliação de cursos superiores realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (18) junto com a divulgação do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que colocou a Unicentro como 28ª melhor universidade do ranking.

A nota máxima acontece no mesmo ano em que se comemoram os 40 anos do curso de Letras em Irati. O curso é dividido em três especializações sendo Português, Inglês e Espanhol, mas que pertencem a um mesmo departamento. No CPC, cada curso é avaliado com notas de 1 a 5. Português (licenciatura) e Inglês tiraram nota 5 neste quesito.

O chefe do departamento do Curso de Letras em Irati, professor Edson Santos Silva, destaca que é uma conquista de todos. “Dentro dos cursos há professores compartilhados que trabalham nos três cursos, assim como cada curso conta também com seus professores específicos, por isso tratamos essa nota como dos três cursos. Porém cada curso tem seu projeto político-pedagógico, com entrada no vestibular para cada curso feita separadamente”, disse.

Curso

A conquista ocorre junto às comemorações dos 40 anos do curso. Na terça-feira (11) uma confraternização no Centro de Eventos Italiano reuniu cerca de 80 pessoas e marcou a comemoração.

Atualmente, o curso possui diversos projetos, além de participar de projetos com intercambistas que estudam na Unicentro. Os projetos de extensão realizados pelo curso ajudam a desenvolver a cultura e produção de conhecimento em diálogo com a comunidade.

Um dos projetos realizados é o Núcleo de Estudo Eslavos (NEES), que trabalha a imigração eslava na cidade de Irati e procura formar agentes culturais. “Inicialmente, foi feito um mapeamento da cultura eslava através das famílias locais, das festas de igreja e todos os espaços culturais. Trabalhamos também com a formação do agente cultural, que pretende não trazer educadores de fora da comunidade, e sim formar o próprio membro daquela comunidade, alguém que já entende e compreende essa cultura”, disse a professora Mariléia Gartner.

O projeto do Centro de Línguas (CEL) foi criado em 2014 com a finalidade de promover ensino, pesquisa e atividades com países do exterior, e está aberto a comunidade. “Os professores do Centro de Línguas são específicos, não trabalham na graduação. O Centro de Línguas é como se fosse uma escola de idiomas, atende tanto a comunidade acadêmica, quanto a comunidade externa da Unicentro. Atualmente temos as línguas do Inglês, Espanhol, Francês e Polonês. E para 2019 teremos as línguas Ucraniana, Italiana e Alemã. Os cursos são semestrais e as inscrições são abertas, porém existe um número limitado de vagas, são 30 por curso”, contou o diretor do Centro de Línguas, André Luís Specht.

Avaliações do MEC

O Ministério da Educação (MEC) usa três índices para avaliar os cursos superiores no Brasil. Um primeiro é o Conceito Enade que é baseado no desempenho dos alunos na prova Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Outro é o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia a qualidade dos cursos superiores. Além da nota do Enade, também é avaliado outras informações, como uma comparação entre a nota dos estudantes ingressantes e concluintes, do perfil dos professores e dados do questionário respondido pelos participantes do Enade.

Já o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) avalia a qualidade da universidade, de forma geral. O calculo é baseado nas avaliações do CPC, nas avaliações de programas de pós-graduação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e também a distribuição dos alunos em diferentes níveis de ensino.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580