facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1142 - Já nas bancas!
19/12/2018

Governadora assina ordem de serviço para estrada Irati-São Mateus

Governadora assina ordem de serviço para estrada Irati-São Mateus

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, esteve nesta quinta-feira (13) em Irati para realizar a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da PR 364, entre Irati e São Mateus do Sul. Na oportunidade, ela ainda realizou diversos anúncios como a elevação do Corpo de Bombeiros de Irati para Grupamento, a instalação de um curso de engenharia civil na Unicentro em Irati, e também a entrega de uma viatura para a Polícia Civil, para atendimento nos casos de violência à mulher.
Os anúncios aconteceram em uma cerimônia no fim da manhã na Câmara de Vereadores de Irati. Estiveram presentes o secretário especial de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira, prefeito de Irati Jorge Derbli, o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Júnior Benato, o prefeito de Rebouças, Luiz Zak, a prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, o deputado estadual Alexandre Curi, o diretor da Unicentro/Irati, Afonso Figueiredo Filho e o vice-diretor Erivelton Fontana Laat, o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Jorge Augusto Ramos, o delegado da Polícia Civil, Paulo César Eugênio Leite, o presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Hélio de Mello, o comandante da Polícia Militar, major Joas Marcos Carneiro Lins, além de outras autoridades da região.
Na cerimônia, a governadora foi homenageada com a comenda Pérola do Sul, uma medalha entregue a quem ajudou no desenvolvimento do munícipio. A medalha também foi entregue ao deputado estadual Alexandre Curi.
 

PR 364


Durante a cerimônia, a governadora assinou a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação da PR 364. O projeto, no valor de R$ 108,9 milhões, deverá pavimentar mais de 49 km entre Irati e São Mateus do Sul, além de revitalizar a entrada de acesso a São Mateus do Sul. 
O projeto também conta com obras no acesso à Rebouças. Uma das maiores partes do projeto será na entrada de Irati que terá o acesso desviado da parte residencial do bairro Riozinho e contará com uma trincheira, isto é, uma construção onde as rodovias PR 364 e a BR 153 se cruzam em níveis diferentes.
A governadora destacou que a obra ajudará no desenvolvimento regional.  “Uma demanda de 50 anos desta região, da ligação de Irati a São Matheus do Sul que vai possibilitar o desenvolvimento, agilidade, conforto e segurança no trânsito. A população do Centro-Sul esperava por essa atitude há muitos anos. Eu me sinto muito honrada por ter participado das tratativas e do início desse grande sonho para toda a região”, disse.
Para o prefeito Jorge Derbli, a pavimentação é uma conquista histórica e sonhada pela população regional. “Dentro de 15 dias a empresa estará com as máquinas trabalhando na estrada”, informou.
O presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, também ressaltou a iniciativa como fator de contribuição ao desenvolvimento regional. "A entrega da ordem de serviço é a efetivação da obra que fará a integração da nossa região", disse.
 

Corpo de Bombeiros de Irati


Outro anúncio foi a elevação do Corpo de Bombeiros de Irati para Subgrupamento Independente, deixando de ser subordinado ao 2º Grupamento de Ponta Grossa, e passando a ser subordinado diretamente ao comando do Corpo de Bombeiros, em Curitiba.
A governadora destacou que o decreto deverá ser assinado na próxima segunda-feira (17). “O decreto da criação eu devo assinar na segunda-feira para elevação do Corpo de Bombeiros para o SGBI [Subgrupamento de Bombeiros Independente]”, disse.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Jorge Augusto Ramos, explica que a elevação faz com que a instituição de Irati tenha maior autonomia, por exemplo, para decidir os municípios que poderão ter mais bombeiros. “Nós vamos constituir um comando, um Estado Maior que chamamos, teremos mais funções como administrativas- que serão muito importantes – como operacionais e uma capacidade maior de desdobramento no terreno, então, vamos poder levar para frente estruturas de bombeiros para cidades que não tem. Isso é o ponto primordial. Ter mais estrutura em Irati, com o comando, e a capacidade de levar mais atendimento para a região. Cidades que não tem nenhum tipo de serviço, na sequência com o próximo concurso nós poderemos ter efetivo para fazer esses incrementos”, explica.
Além disso, também poderá haver a Escola de Serviço em Irati. “Nós temos uma infinidade de bombeiros que saem de Irati para outras cidades, agora poderão fazer o concurso, fazer a escola e permanecer na região”, disse.
O comandante ainda destacou que a elevação ajudará a aumentar a atuação em outras localidades. “Não há mais divisão com outras regiões. Nós vamos concentrar nos 20 municípios da nossa região, das microrregiões de São Mateus, União da Vitória, Prudentópolis e Irati, e levar o máximo de serviços que o bombeiro pode levar pra essas comunidades. Nosso objetivo é atender mais, chegar mais rápido e com melhor estrutura e maior eficiência para que a comunidade sinta isso”, destacou.
O prefeito de Irati disse que ficou surpreso com a notícia da elevação. “A elevação do Corpo de Bombeiros com certeza trará mais estrutura, mais efetivo, mais equipamento, não só para Irati, mas para a região”, disse.
 

Engenharia Civil


A governadora também aproveitou a visita para anunciar a liberação do curso de Engenharia Civil na Unicentro de Irati. Até quarta-feira (12), ainda não havia confirmação da vinda do curso.
“Estamos autorizando hoje também aqui em Irati uma demanda da sociedade, o curso para Engenharia Civil aqui na cidade que vai possibilitar o ingresso de jovens nessa formação de extrema importância para o desenvolvimento intelectual e também o desenvolvimento junto a nossa universidade”, comentou.
O prefeito Jorge Derbli destacou que a realização do curso em Irati é mais uma oportunidade aos jovens. “Os alunos de Irati iam para Guarapuava, União da Vitória ou Ponta Grossa e teremos aqui a oportunidade a partir de 2020, vestibular ano que vem, ter aqui em Irati esse curso para formar engenheiros e engenheiras civis aqui em Irati”, disse.
O vice-diretor da Unicentro de Irati, Erivelton Fontana Laat, destacou o processo realizado. “É muito importante porque a universidade estava fazendo a sua parte de movimentações de processo que era solicitada na parte burocrática do Governo do Estado, mas tudo parece que terminou a bom tento ontem e houve a autorização pelo decreto”, relatou.
O campus de Irati também anunciou recentemente que contará com um Doutorado de Desenvolvimento Comunitário.


Patrulha Maria da Penha


Durante a cerimônia, a governadora realizou a entrega oficial da patrulha Maria da Penha. A viatura deverá ser usada para ocorrências no atendimento de violência doméstica, orientações às vítimas e encaminhamento dos suspeitos à Polícia Civil. Um dos objetivos das viaturas é fazer o acompanhamento das vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas.
“Quero ressaltar aqui que o mais importante é trabalharmos uma campanha, todos juntos para a não violência à mulher, à criança, ao adolescente e ao idoso. Essas campanhas devem ser permanentes para que nenhuma mãe, nenhuma jovem, para que nenhuma mulher mais seja brutalmente assassinada, deixando precocemente a sua família e deixando está vida”, disse.
A viatura entregue é pertencente à frota do Governo do Estado e estava em uso administrativo.


Proerd


A governadora também participou da formatura em Irati dos alunos 300 alunos das escolas municipais e estaduais no Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Texto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

 

 

Galeria de Fotos