facebook

Bairro Pedreira recebe projeto de desenvolvimento comunitário

20/11/2018

Bairro Pedreira recebe projeto de desenvolvimento comunitário

A Secretaria de Assistência Social de Irati e da Cáritas Ponta Grossa estão desenvolvendo mais um projeto voltado ao desenvolvimento comunitário.

O projeto iniciado no bairro Pedreira tem como objetivo o desenvolvimento comunitário com a construção de um espaço de pensamento crítico e participativo visando à autogestão comunitária, através de ações que trabalham temas como segurança alimentar e nutricional, saúde e bem-estar dos moradores de forma participativa.

Essa atividade propõe também ampliar o olhar na construção de atividades geradoras de renda, em consoante com as características da própria comunidade, nesse caso, através da comercialização de produtos e subprodutos advindos da horta, como pomadas e extratos medicinais, compotas e mudas de hortaliças.

Atividades

Além do Horto de Medicinais e dos cultivos agrícolas, serão trabalhados temas como compostagem de resíduos orgânicos e importância dos polinizadores, fundamentais à manutenção de um ecossistema de qualidade, berço de uma sociedade sã.

“A parceria firmada com a Cáritas Diocesana vem de encontro ao que preconiza o trabalho dentro da Política de Assistência Social, no tocante ao desenvolvimento das capacidades e potencialidades da comunidade no enfrentamento às vulnerabilidades sociais, buscando envolver diversos atores na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich.

A oficineira de Desenvolvimento Comunitário e Sustentabilidade, Fernanda Rocha, preconiza que essas ações são importantes e possíveis de serem realizadas porque partem de uma demanda comunitária, cabendo aos técnicos somente a sistematização da sabedoria popular e auxílio técnico na resolução dos pequenos gargalos. Ela ainda afirma, a necessidade de um maior engajamento da população para a real transformação social que todos buscamos.

Cáritas Diocesana

A Cáritas Diocesana de Ponta Grossa, organismo da CNBB, é uma entidade de assessoramento, de promoção e atuação social, que trabalha na defesa de direitos e do desenvolvimento sustentável solidário. Desde que foi fundada, a Cáritas Diocesana, de Ponta Grossa oficialmente no dia 5 de agosto de 2007, até o primeiro semestre desse ano, assessorou aproximadamente 90 projetos, através do Fundo Diocesano de Solidariedade, beneficiando 25.767 pessoas. Sua principal fonte de recursos é o Fundo Diocesano que é formado pela coleta realizada no Domingo de Ramos (Dados do site da Cáritas).

 

Foto/Texto: Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580