facebook

Irati terá ações alusivas aos 16 dias de ativismo contra violência à mulher

19/11/2018

Irati terá ações alusivas aos 16 dias de ativismo contra violência à mulher

A partir do dia 20 deste mês, o Dia da Consciência Negra, e prosseguindo até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a população de Irati terá oportunidade de observar e participar de uma série de ações de sensibilização alusivas aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

Feira da Cidadania

Uma das primeiras atividades será a IV Feira da Cidadania – Ação & Cidadania, promovida pela Unicentro, que inicia na terça-feira (20). Na Câmara de Vereadores de Irati, a partir das 13h30, inicia uma rodada de palestras.

A primeira contará com o tema “Mulher, violência doméstica e o Sistema de Justiça”, que será ministrado pela desembargadora Dra. Lenice Bodstein, que é coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Famílias (CEVID-TJ-PR).

A segunda palestra será “Núcleo Maria da Penha: ações em Irati e região”, com a professora Dra. Katia Alexsandra dos Santos, coordenadora do Núcleo Maria da Penha da Unicentro.

A terceira palestra será “Estado, formação humana e garantia de direitos das mulheres: contribuições da Psicologia”, com professora Dra. Alayde Maria Pinto Digiovanni, vice-chefe do Departamento de Psicologia da Unicentro.

Na quarta-feira (21), a partir das 8h30, acontecerá no Colégio Estadual Duque de Caxias a exposição da feira com diversos serviços, órgãos públicos e entidades sociais, para alunos, pais, professores e comunidade.

O evento é realizado em parceira com o Conselho da Comunidade, Núcleo Regional de Educação e diversas entidades sociais e órgaos públicos.

Ações

Durante o mês, os bairros de Irati receberão diversas ações comunitárias, voltadas a intensificar a conscientização sobre a necessidade de se combater e erradicar este tipo de agressão. O convite é para que toda a comunidade destes bairros participe, em especial, as mulheres.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, segue o calendário nacional da “Campanha dos 16 Dias”.

A secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, destaca que “as ações comunitárias são estratégias previstas na política de assistência social para aproximação dos serviços nos territórios, contemplando o exercício da cidadania e da perspectiva dos direitos. É uma edição de evento especial para elas”. Segundo a secretária, “nestas ocasiões haverá diversas atividades especiais para as mulheres, entre as quais, espaços de cuidado, orientações e reflexão”.

A programação principal será sempre desenvolvida das 9h às 16h, e terá conteúdo abrangente e diversificado.

Dia 27 (terça-feira) as atividades acontecerão no Jardim das Américas, entre o espaço das Ruas Juscelino Kubitscheki e Afrânio Mayer de Souza.

Dia 28 (quarta-feira), o evento será na Vila Matilde, na quadra de areia.

Dia 29 (quinta-feira), a equipe da Assistência Social estará no Centro de convivência do Nhapindazal, situado na Rua Jose Pabis, ao lado da quadra de areia.

Dia 30, as ações ocorrerão no Centro de convivência do Rio Bonito, situado à Rua Expedicionário José de Lima, no Bairro Rio Bonito.

Ativismo presta homenagens a irmãs mortas em 1960

Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate, e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como “Las Mariposas”, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana.

O evento discute propostas contra a Violência de Gênero e é uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas. No Brasil, é realizada desde 2003.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Agência Câmara

Comentários

A Edição 1642 do Jornal Hoje Centro Sul já está nas bancas! 🗞️
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580