facebook

Editorial - Alerta para a necessária prevenção

22/10/2018

Editorial - Alerta para a necessária prevenção

No próximo dia 27 de outubro, a unidade do hospital Erasto Gaertner em Irati completará um ano de funcionamento. Desde janeiro, a unidade tem atendido mais de 800 novos casos, todos da abrangência da 4ª Regional de Saúde.
O número alto de atendimentos já era esperado. Mas materializado, assusta. Contudo, o número alto serve também de alerta para a necessidade de trabalhos de prevenção. 
A simples chegada de uma unidade com serviços oncológicos já ajudou a despertar nas pessoas um interesse maior em buscar a prevenção e um diagnóstico precoce. Uma dos pacientes tratadas no Erasto de Irati atualmente descobriu um câncer de mama em estágio inicial, depois de fazer um autoexame. Ela contou que a curiosidade de fazer o exame só ocorreu porque viu  que o Erasto havia sido inaugurado. Com as notícias, fez o autoexame e teve tempo para tratar a doença com mais chances.
Outro exemplo dado é de quatro casos de câncer bucal descobertos em um simples teste feito em um local público durante uma das campanhas que contou com o apoio do Erasto. 
Os principais beneficiados da chegada do Erasto em Irati são os pacientes que sofrem com algum tipo de câncer. Isso porque a estimativa é que 3 mil viagens para Curitiba deixaram de ser realizadas neste último ano. Elas não foram feitas porque os pacientes receberam os atendimentos em Irati, perto de suas casas e seus familiares. Ter isso próximo à população ajuda na melhoria da qualidade de vida e no próprio tratamento, já que o paciente consegue ter mais forças para lutar contra a doença.
Os exemplos que encontramos ao analisar esse um ano de experiência mostram que a descentralização da saúde, em especial, de áreas especializadas, só traz benefícios. A descentralização da saúde para o interior deixa de superlotar hospitais que já possuem grande demanda em grandes metrópoles. Além disso, a equipe que está no interior vive a mesma rotina do paciente e entende como ele pensa, ajudando assim, a conduzir um tratamento de modo que o paciente continue na luta do câncer. Mais ainda, a experiência em Irati mostra que é possível. Tão possível, que o próprio Erasto Gaertner planeja expandir serviços agora para  Paranaguá.
Enfim, neste primeiro ano já conseguimos ver resultados diretos dessa iniciativa. No entanto, esses são somente os primeiros resultados, muito ainda há por vir no futuro. Principalmente, com o próximo passo no qual o município já começou a se focar: a construção de um hospital do câncer em Irati.

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580