facebook

Política em Questão - Reta final da campanha

05/10/2018

Política em Questão - Reta final da campanha

 

A caminhada dos candidatos em busca dos votos dos eleitores está chegando à reta final. As propagandas no rádio e na televisão terminaram nesta quinta-feira (04), assim como o período em que era possível fazer comícios, reuniões públicas e debates. As caminhadas, carreatas e entrega de materiais gráficos podem ser feitas até sábado (06). São os momentos finais da campanha que, em Irati, teve dentre as primeiras ações, a caminhada pelas ruas centrais da cidade feita pelos candidatos a deputado federal Sandro Alex (PSD) e Artagão Júnior (PSB), acompanhados pelo prefeito Jorge Derbli (PSDB) e pelo vice Amilton Komnistski (PSD).

 

Marmelada na hora da morte

A três dias das eleições, a governadora e candidata a reeleição Cida Borguetti (PP)   determinou uma intervenção administrativa nas concessionárias de pedágio do Paraná. E a intervenção será feita por militares da reserva, por coronéis, segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, que anunciou a medida na manhã desta quinta-feira (04). Cida, que não emplacou na preferência dos eleitores paranaenses, parece estar querendo dar sua última cartada. Mas, como diria o velho ditado, marmelada na hora da morte mata.

 

O que muda?

Durante a entrevista coletiva concedida por Lupion, ele disse que os militares terão a função de “buscar informações” nas sedes das seis concessionárias investigadas pela 55ª fase da Operação Lava Jato. Mas a polícia federal já não fez isso no dia 26 de setembro quando levou das sedes das concessionárias toda a documentação que poderia comprovar algum tipo de irregularidade? Também no dia 26 foram levados pela polícia federal computadores e demais equipamentos utilizados nas empresas.  E para os usuários das rodovias paranaenses, o que muda com a intervenção estadual?  Na prática, não muda nada e todos continuarão pagando pedágios que estão entre os mais caros do país.

 

 

Candidato diz temer emboscada

O candidato a deputado estadual de São Mateus do Sul Emerson Bacil (PSL) registrou um boletim de ocorrência na madrugada desta quinta-feira (04). Candidato pelo mesmo partido que Bolsonaro, ele afirma ter sido perseguido por um veículo em alta velocidade nas ruas de São Mateus do Sul e que também viu indivíduos sondando sua casa.  Bacil alega que fez o boletim de ocorrência junto à 3ª CPM por temer por sua integridade física em uma possível emboscada.

 

Pedido de licença

Na terça-feira (02), durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irati uma solicitação de licença do prefeito Jorge Derbli (PSDB) para tratar de interesses particulares foi lido no expediente. O pedido do prefeito é para que ele se afaste do cargo entre os dias 15 de outubro e 13 de novembro, sem receber subsídio no período.

 

Voto consciente

Ainda na sessão da Câmara de Irati, vários vereadores se pronunciaram sobre a importância do voto consciente. Que cada eleitor escolha seu candidato racionalmente, seguindo suas convicções, como comentou o vereador Rogério Kuhn (PV): “Peço a todos que analisem criteriosamente os votos, não é um time de futebol, onde torcemos apaixonadamente, torcemos, mas com lucidez. A paixão não cabe na democracia. A sobriedade é que deve sobressair”. Já o vereador e candidato Roni Surek (PROS) sugeriu que o eleitor escolha “políticos que anteponham o bem comum aos seus interesses privados, que sejam abertos a ouvir e a aprender no diálogo democrático, que conjuguem a busca da justiça com a misericórdia e a reconciliação”.  

Resultado das eleições

A cobertura completa das eleições deste domingo e o resultado das urnas, conforme a apuração dos votos for sendo feita pelo TSE, você poderá acompanhar na Rádio Najuá que, em parceria com o jornal Hoje Centro Sul, trará informações completas aos ouvintes. São trazidos flashes ao longo da programação durante todo o dia e a partir das 16h00 começa a transmissão ininterrupta até que os candidatos eleitos neste primeiro turno sejam conhecidos. Sintonize a Super Najuá: 92,5 MHz.

Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Publicado na edição impressa do jornal Hoje Centro Sul, edição 1084

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580