facebook

Editorial - Processo democrático

04/10/2018

Editorial - Processo democrático

No próximo domingo, 7 de outubro, os mais de 147 milhões de eleitores brasileiros irão para suas respectivas seções eleitorais escolher, entre os quase 30 mil candidatos, quem serão os melhores representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente.
O ato de digitar alguns números e depois apertar em confirmar pode parecer banal para algumas pessoas. No entanto, o ato é um dos símbolos da democracia conquistada pelos brasileiros.
O eleitor é o protagonista do processo democrático. É ele quem aponta quem irá comandar o país e quem fiscalizará as ações. É ele quem aponta quem fará as leis. É ele quem aponta que plano de governo é o melhor para a nação. É ele quem aponta que tipo de política econômica o país terá e que tipo de política social o país seguirá. Enfim, é o eleitor que aponta e define o futuro do país.
Por isso, a escolha em quem votar precisa ser cuidadosa e consciente. O candidato votado não representará apenas os ideais das pessoas que votaram nele, mas representará o todo. Por isso, o voto não pode ser egoísta. Ao apontar alguém para ser representante, o eleitor estará apontando alguém para ser representante de todos os brasileiros, e não de um ou outro. 
Em épocas de ânimos acirrados, polarização, brigas políticas e torcedores de candidato A, B ou Z, é preciso que o eleitor saia das discussões nas redes sociais, pare e pense. Pense e raciocine o que será bom para ele e para sua comunidade. Qual melhor candidato? Qual melhor partido? Que tipo de pessoa que me representa, representa minha família, amigos, vizinhos, escola, igreja, bairro, cidade, estado, país?
Mas antes de tudo é preciso saber que para que o voto tenha valor e efetividade, o processo democrático precisa ser respeitado. Temos uma lei eleitoral que define regras que precisam ser respeitadas, desde o eleitor até as instâncias mais altas deste país. Independente de partido, opinião, credo, cor ou idade, é preciso que as regras do jogo democrático sejam seguidas. 
Qualquer menção ao desrespeito desse processo – mesmo que seja piada, gracinha ou o que for - precisa ser veemente condenada, especialmente pela população, que pode através da democracia, decidir quem são seus representantes. Concorde ou não, a decisão do voto tem que ser respeitada. 

Comentários

🗞️📰 Edição 1578 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580