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Canais de fofoca sobre influenciadores viram febre na internet

21/09/2018

Canais de fofoca sobre influenciadores viram febre na internet

Para a maior parte da população eles são desconhecidos. Mas para um nicho específico, os influenciadores digitais são as novas celebridades vindas da internet. Eles mostram seu dia a dia, contam sobre coisas que gostam e produzem conteúdo para milhares de pessoas que acompanham seus passos nas redes sociais todos os dias. Mas assim como os famosos da televisão, os famosos da internet começam a experimentar o outro lado da fama: ser o assunto de canais de fofoca.
O fenômeno é recente, mas tem ganhado popularidade em espaços como o You Tube ou o Instagram. Existem canais de entretenimento especializados em fofoca de influenciadores digitais. Alguns fazem apenas um compilado de atualizações dos influenciadores, outros trazem as fofocas resumidas um formato de programa, já conhecido por muitos.
Esse é o caso de Juliana Nogueira, criadora do canal no You Tube “Já Contei?” (www.youtube.com/user/7makeup1), com mais de 461 mil inscritos.
Ela conta que só em 2016 o canal se tornou aquilo que é hoje e que, inicialmente, em 2014, ela falava mais sobre maquiagem. Em 2015, ela começou a mudar o formato dos vídeos e quando viu, estava começando a explorar um campo novo. “Sempre fui muito comunicativa e o gosto por consumir as notícias e novidades dos famosos me motivou a fazer isso também no mundo dos influenciadores. Na época era muito novo esse tipo de conteúdo, mas agradou e fez o maior sucesso entre os usuários das redes sociais e Youtube”, conta.
Juliana conta que a mudança veio da vontade de fazer algo diferente. “Eu queria fazer algo diferente e que tivesse tudo a ver comigo. Analisei o que eu gostava de ver na internet - e eram fofocas e notícias de famosos - e percebi que no mundo dos influenciadores isso praticamente não tinha e toda vez que rolava algum babado ou climão eu sabia o que estava acontecendo, mas os outros seguidores não”, comenta.
Para ela, esse tipo de informação tem atraído as pessoas especialmente porque elas querem saber mais sobre as pessoas que já acompanham nas redes sociais. “Os canais de entretenimento e notícias sobre os influenciadores chegam para suprir essa demanda, informar sobre o que acontece para quem não tem tempo para acompanhar em detalhes tudo que corre nas redes sociais. Sem dúvida é um espaço novo e que o público está gostando muito”, destaca.
 

Influenciadores

Conhecidos por expor detalhes do seu dia a dia, os influenciadores têm atraído milhares de seguidores. A especialista em imagem, Dani Almeida, explica que o interesse pela fofoca sobre os influenciadores – muitas vezes desconhecidos do grande público – ocorre porque as pessoas gostam de ouvir diferentes histórias. “Desde que mundo é mundo, as pessoas se conectam por meio de histórias. Por isso que nós nos reuníamos para contar histórias, por isso que os contos infantis fazem tanto sucesso, mesmo não sendo baseados em fatos reais. Se a olharmos, a definição de fofoca ela é uma especulação, ela pode ser uma afirmação que não foi baseado em fatos concretos, aquele comentário sobre os bastidores da vida de alguém. Quando uma pessoa se expõe nas redes sociais, ela vira influenciadora digital, as pessoas vão ter muito mais curiosidade sobre qual a história daquela pessoa, qual a vida nos bastidores dessa pessoa, daí o interesse das pessoas pela fofoca. As pessoas gostam de uma boa história, tenha ela fundamento ou não”, conta.
Ela destaca ainda que esse fenômeno reproduz algo já existente. “A única diferença é que muda o foco: ao invés de você ter apenas atores celebridades agora você tem perfis de fofoca voltados a influenciadores que ainda não viraram influenciadores-celebridades, mas eles falam também de celebridades”, disse.
Para a psicóloga Maria Carmen Tatagiba, é natural que essa reprodução aconteça no mundo virtual. “Tudo que acontece no mundo real se replica no mundo virtual, inclusive na vida dos “simples mortais”. Os fatores motivadores de fofocas e boatos estão nas pessoas, por isso não precisa ser famoso para se tornar vitrine de fofocas, especialmente quando envolve coisas “picantes””, disse.
 

Interesse pela fofoca

A psicóloga Maria Carmen Tatagiba ainda afirma que muitos fatores fazem com que as pessoas se interessem por fofoca. “Ao fornecer uma informação sobre alguém, o fofoqueiro pode ser uma pessoa que sente a necessidade de experimentar e de demonstrar poder, ter credibilidade. Além disso, a fofoca pode ser um ótimo instrumento para comparação social, gerando informações que podem ser úteis para avaliarmos nosso comportamento com o de outras pessoas. Outra razão é a promoção dos próprios interesses egoístas, usando a fofoca para prejudicar alguém com quem competimos ou até mesmo invejamos e assim prejudicamos a imagem do nosso competidor. Outro ponto interessante é que uma fofoca pode ser facilmente combatida pelo tamanho da transparência que esta pessoa possui diante das outras, já que um segredo é outro desencadeador”, destaca.
Para psicóloga Cátia Rodrigues, o interesse nasce também da projeção das pessoas em relação aos outros. “Temos alguns mecanismos psicológicos envolvidos, como o desequilíbrio emocional, o complexo de inferioridade e o desejo infantil de aniquilar o que se considera rival: há um desejo de rebaixar o outro para se sobressair, uma máscara da inveja. Além disso, a fofoca pode ser um meio de projeção de aspectos pessoais, mas inconscientes e inadmissíveis à consciência do fofoqueiro, em outras pessoas”, conta.
A fofoca como uma projeção no outro, segundo a psicóloga Vanessa Queiroz, é mais fácil do que fazer uma autoanálise. “É muito mais fácil, muito mais agradável, você poder estar de olho no que está acontecendo à sua volta nas pessoas que são famosas do que você fazer um movimento de olhar para si mesmo. O movimento do autoconhecimento é um movimento difícil, é um caminho difícil de se trilhar”, explica.
No caso dos influenciadores, Vanessa explica que eles podem ser vistos como pessoas de sucesso e muitos desejam ser igual a eles, mas não conseguem. “As pessoas se projetam no sentido de querer ser alguém importante, e muitas vezes vivem numa situação medíocre - não no sentido negativo, mas no sentido de mediano, sem ganhar muito, sem aparecer muito -, então é muito comum você encontrar pessoas que tem lá seus milhões de seguidores e você começar a achar defeitos, você começar a fazer críticas a essas pessoas, justamente porque você não consegue ou não conseguiu chegar no lugar onde essas pessoas estão”, explica.
Segundo Maria Carmen Tatagiba, se conhecer é a chave para fugir do lado negativo da fofoca. “As motivações são frequentemente inconscientes e fruto da incapacidade de autoanálise e de saber lidar com os próprios desejos recalcados. Procurar se conhecer melhor e resolver a si próprio é uma dica para nos manter longe do grupo de fofoqueiros”, disse.
 

Lado positivo da fofoca

No entanto, a psicóloga Cátia Rodrigues alerta que a fofoca nem sempre é algo negativo e faz parte do ser humano que é um ser social, e tudo o que diz respeito à coletividade, em geral, lhe é importante. “A fofoca, por incrível que pareça, é um meio de comunicação com importância para a sociedade. Por meio dela, as pessoas obtêm informações sobre os outros, isto pode dar a ilusão de superioridade e melhorar autoestima, como também pode oferecer parâmetros de comparação e modelo com os demais”, explica.
Ela destaca que a fofoca também pode ajudar. “Ela pode promover redes de cooperação entre as pessoas, como em casos de alertas de um incêndio ou assalto, ou sobre alguém que passa silenciosamente por dificuldades”, relata.
Além disso, a fofoca proporciona o surgimento de subgrupos dentro de grupos sociais. “A fofoca também pode ser um lugar social de referência, quando o fofoqueiro é alguém detentor de informações dentro dos grupos. No mundo corporativo, por exemplo, a fofoca é importante agente de antecipação e prevenção de ações que instabilizam o grupo”, disse.

Influenciadores Digitais

Nem toda pessoa que está na internet pode ser considerada influenciadora digital. Os influenciadores são pessoas que adquiriram alguma notoriedade na internet por alguma situação, desde realização de vídeos ou até mesmo pelo próprio exibicionismo.
Além de adquirir notoriedade, o influenciador digital também precisa adquirir confiança das pessoas que o seguem, para conseguir um alto número de engajamento, isto é, o quanto essa pessoa é capaz de influenciar outra pessoa através da internet.

Texto: Karin Franco

Foto: Divulgação

 

 

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