facebook

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

21/09/2018

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

 

 

Ratinho Jr lidera pesquisas  
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20) mostra Ratinho Junior (PSD) isolado na liderança com 45% das intenções de voto para governador do Paraná. Em segundo lugar aparece a atual governadora Cida Borghetti (PP), com 15%. Em terceiro lugar está o candidato do MDB, João Arruda, com 10% das intenções de voto. Na sequência está Dr. Rosinha, do PT, com 4%.Os candidatos Ogier Buchi (PSL), Professor Piva (PSOL) e Professor Jorge Bernardi (Rede) estão empatados com 1%.Já os candidatos Geonísio Marinho (PRTB), Priscila Ebara (PCO) e Professor Ivan Bernardo (PSTU) não somaram juntos 1%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O RealTime/Big Data ouviu 1.200 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 52 municípios do Paraná. A pesquisa foi contratada pela RecordTV. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PR-04837/2018.

Pesquisa para o Senado
A pesquisa também trouxe dados sobre a preferência entre os candidatos ao Senado pelo Paraná. Requião (MDB), que já é senador, lidera as intenções de votos, com 39%. O candidato da Rede, Flávio Arns, está na segunda posição, com 25%. O ex-governador Beto Richa (PSDB), está em terceiro, com 15% das intenções de voto. Professor Oriovisto Guimarães (PROS) tem 9%, Alex Canziani (PTB) 9%, Mirian Golçalves (PT) 5%, Newton (PDT) 3%, Rodrigo Timazini (PSOL) 2%, Roselaine Barroso (Patriota) 2%, Zé Boni (PRTB) 2%, Outros 2%. Branco/Nulo primeiro voto, 18% segundo voto 28%. Indecisos primeiro voto, 15% segundo voto 28%. O eleitor poderá votar para dois candidatos ao senado nesta eleição.  A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O RealTime/Big Data ouviu 1.200 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 52 municípios do Paraná.A pesquisa foi contratada pela RecordTV. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PR-04837/2018.

Polarização 
No cenário nacional, depois que o PT assumiu Fernando Haddad como candidato a presidente, observa-se uma polarização. A atividade da militância do partido e o apoio do ex-presidente Lula a Haddad fez com que a candidatura dele decolasse. Por outro lado, muitos eleitores contrários ao PT que tinham candidatos nanicos como sua preferência de voto têm migrado o apoio a Jair Bolsonaro (PSL). Isso é o que mais se comenta nas rodas de conversa.  E ainda há muitas pessoas que não sabem em quem votar para presidente.   

Melhorias para Gutierrez  
O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB) recebeu representantes da Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez  nesta semana. Segundo o prefeito, para a promover o lazer no bairro, um espaço ao lado do campo do Juventus  será utilizado para construção de pista de caminhada, quadra de esportes,  playground para as crianças e instalação de academia ao ar livre. “Só estamos aguardando os trâmites judiciais do terreno para que possamos iniciar os serviços. Além disso, a associação pediu melhorias na entrada do bairro, que serão pensadas e planejadas por nossa equipe”, disse Derbli. 

Encontro de mulheres  
A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck (PSB) participou, na última terça-feira (18) de um com algumas mulheres do Serviço de Convivência de várias comunidades. Estiveram presentes representantes de Angaí, Bituva das Campinas, Bituva dos Machados, Bituva dos Saravas, Faxinal e Santo Antônio. As mulheres também participaram de uma oficina de Artesanato desenvolvida pelo Provopar Municipal. 

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580