facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1094 - Já nas bancas!
13/09/2018

Nova Casa dos Conselhos é inaugurada

Nova Casa dos Conselhos é inaugurada

No último dia 06 aconteceu a inauguração das novas instalações da Casa dos Conselhos de Irati, em edificação adjacente ao Centro Administrativo Municipal (CAM). O espaço recebeu investimentos de R$ 146 mil, oriundos dos fundos municipais da Criança e do Idoso, e vai proporcionar melhores condições de atendimento no que diz respeito ao controle social dos conselhos, dos fóruns e dos comitês municipais vinculados às secretarias municipais.
Além do prefeito Jorge Derbli, participaram do evento autoridades locais, regionais e estaduais, além de todos os presidentes dos conselhos ativos do município de Irati. 
Para a secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, cuja área foi uma das que mais se envolveu na concretização da nova Casa dos Conselhos, “trata-se de um grande avanço”. Para a secretária, “representa um projeto apoiado e propiciado pelo crédito do prefeito e pela luta de todos os secretários que vai oportunizar o fortalecimento do controle social em Irati”. “Com isto fica ainda mais claro que esta é uma administração que não tem receio de crítica, nem de fiscalização, já que propõe a discussão transparente de todos os assuntos com a comunidade”.
O ex-prefeito de Mallet, Rogério Almeida, falando em nome da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em seu pronunciamento, reforçou as palavras de Sybil. “O que Irati está fazendo chama-se integração”, destacou Almeida. “Irati é precursor ao reconhecer a sociedade civil, contemplando-a com um espaço adequado para debates, que tenham intuito de crescimento e de conhecimento das necessidades da população”.
O prefeito Jorge Derbli, antes do descerramento da placa e da fita inaugural, citou como exemplo aspectos cotidianos do gestor público. “Todos os dias enfrentamos assuntos polêmicos que, nós sozinhos, podemos não ter o discernimento de decidir com precisão. Então, por que não ouvir conselhos, não observar o outro lado, outra forma de olhar as coisas? Precisamos das experiências das outras pessoas para embasar as nossas e não ter vergonha nenhuma em recuar diante de algum possível erro”, destacou Derbli.
Segundo o prefeito, a nova sede “vai acolher inicialmente 11 conselhos e, futuramente, vários outros, para discutir temas relevantes junto com a população, trazendo um norte para a tomada de decisões acertadas”.

Foto/Texto: Assessoria PMI