facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1080 - Já nas bancas!
13/09/2018

Editorial - Grandioso

Editorial - Grandioso

Depois de ao menos dois anos sem um desfile cívico no dia 7 de setembro em Irati, o evento foi retomado na última semana. O tempo ajudou e a organização impecável tornou o evento grandioso. Um público de 10 mil pessoas esteve no centro da cidade para participar e/ou assistir ao desfile, que está sendo considerado um dos maiores realizados por Irati nos últimos dez anos pelo menos.
A participação da comunidade demonstrou que havia o anseio para a realização do evento que reuniu escolas e entidades de vários segmentos. Um dos principais anseios era de demonstrar o civismo e comemorar do Dia da Independência.
Resgatar o civismo foi apenas uma das consequências que o desfile realizado na última semana trouxe à comunidade. A outra foi a de mostrar para a comunidade o potencial que Irati possui.
As escolas trouxeram ao desfile seus principais projetos e mostraram que o trabalho conjunto pode realizar grandes eventos.
Além disso, entidades de vários segmentos mostraram a diversidade cultural e esportiva existente em Irati. Foram capoeiras, futebolistas, jogadores de voleibol e até karts na rua Conselheiro Zacarias, onde foi realizado o desfile. Na parte cultural, projetos de leitura, dança e ligados ao teatro chamaram a atenção.
A participação do Exército com seu tanque de guerra também foi um dos pontos altos que encantaram a população. A participação do Exército em um desfile municipal não ocorria há muitos anos e aconteceu neste ano, após a troca de um acervo da Casa de Cultura que emprestou peças a uma exposição do Exército.
O desfile ocorrido em Irati na última semana mostra aos iratienses que é possível realizar algo belo e digno a partir de um trabalho conjunto de organização e realização. Para a realização do desfile, poder público, entidades privadas e membros da sociedade assumiram cada um o seu papel e se comprometeram a organizar com seu melhor para a realização do evento. Que o aprendizado da retomada do evento possa animar todos os envolvidos não apenas na realização de mais um evento deste porte, mas que também anime a ter o mesmo modus operandi em outros setores da nossa sociedade.