facebook

Você conhece os candidatos a governador do Paraná e a presidente da República?

10/08/2018

Você conhece os candidatos a governador do Paraná e a presidente da República?

Com a realização das últimas convenções partidárias no fim de semana, o cenário para a disputa eleitoral em outubro está praticamente definido. O Paraná deverá ter dez candidatos a governador. Já no cenário nacional, deverão ser 13 candidatos à presidência.
Os partidos tinham até o domingo (05) para realizar as convenções partidárias e definir os candidatos. Além disso, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os partidos precisavam oficializar as chapas até segunda-feira (06).
No entanto, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas. Por isso, o número total de candidatos ainda é não é confirmado. Outro ponto é que todos os pedidos de registros de candidaturas serão julgados até o dia 17 de setembro. Nesse meio tempo, candidatos aprovados nas convenções poderão fazer propaganda, mesmo a candidatura ainda não tendo sido aprovada. A propaganda eleitoral inicia no dia 16 de agosto.
Paraná
No Paraná, o cenário de indefinição persistiu até o último minuto. No final da manhã de sexta-feira (03), Osmar Dias (PDT) anunciou oficialmente, em um “Comunicado aos Paranaenses”, sua desistência da candidatura a governador. Já a atual governadora, Cida Borguetti (PP) teve sua candidatura aprovada em convenção partidária no sábado (04). Contudo, o candidato a vice-governador foi decidido apenas na segunda-feira (06). Coronel Sérgio Malucelli (PMN) foi anunciado como candidato à vice.
No fim de semana, João Arruda (MDB) também teve seu nome confirmado pelo MDB em uma reunião com deputados e a imprensa realizado no domingo (05), no Hotel Bourbon de Curitiba.  A convenção do MDB ocorreu no dia 21, quando não foi definido se a sigla teria candidato próprio ou apoiaria Osmar Dias – decisão delegada à Executiva do MDB. A vereadora e presidente da Câmara de Vereadores de Ribeirão Claro, professora Eliana Cortez da Silva, deverá concorrer como vice-governadora na chapa de Arruda. E Roberto Requião buscará a reeleição para o Senado.

Também no domingo (05) à tarde, Ratinho Júnior (PSD) anunciou o ex-presidente do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Paraná e coordenador do G7 – grupo empresarial do Estado -  Darci Piana (PSD) como candidato a vice-governador de sua chapa. A informação foi oficializada durante uma coletiva de imprensa. A convenção partidária do PSD já havia ocorrido no dia 21. 
Ainda no domingo (05), Priscila Ebara Guimarães (PCO) também foi anunciada como candidata a governadora. Hallyson Hilário Coutinho (PCO) será o vice na chapa.
Também devem concorrer ao governo do estado: Dr. Rosinha (PT), com Anaterra Viana (PT) como candidata a vice; Professor Jorge Bernardi (Rede), tendo como candidato a vice Juliano Murbach (PPL); Professor Piva (PSOL), com Fernanda Camargo (PSOL) como candidata a vice; Geonisio Marinho (PRTB), tendo como candidato a vice Eliceu Palmonari (PRTB); Professor Ivan Bernardo (PSTU) com Carminha Moreira (PSTU) como vice; e Ogier Buchi (PSL) como candidato a governador, sendo que o candidato a vice será Doutor Caxias Ribas (Patriota).
Nacional
O cenário nacional ainda é inserto. Uma das causas é a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foi oficializada no domingo (05). O ex-presidente está preso em Curitiba e a sua candidatura pode ser impugnada devido à Lei da Ficha Limpa. O último prazo para a Justiça Eleitoral julgar a sua candidatura é o dia 17 de setembro.
O anúncio de Fernando Haddad como candidato à vice-presidente foi feita apenas no final da noite de domingo (05) através do perfil de Lula no Twitter. “Ele será o porta-voz de Lula até o trâmite final da homologação da candidatura na Justiça Eleitoral, quando Manuela D’Àvila assumirá a posição de vice na chapa, por indicação do PCdoB”, diz a postagem.
Com isso, Manuela D’Ávila (PCdoB) não deve ser mais candidata à presidente. Em um comunicado, o PCdoB explicou que ela deverá ser vice na chapa junto com o PT. “O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será registrado como vice-presidente para vocalizar a orientação do ex-presidente até que se esclareça a estabilidade jurídica da candidatura de Lula. A seguir, em qualquer circunstância, Manuela será candidata à vice-presidente, seja com o deferimento ou não da candidatura de Lula”, diz comunicado.
Na prática, Lula é candidato a presidente e Haddad à vice. Isso, até que a Justiça Eleitoral julgue a inscrição da chapa. Se a candidatura de Lula for impugnada, Haddad se torna candidato à presidente pelo PT e Manuela se torna candidata à vice.
No sábado, dia 04, Álvaro Dias (Podemos) foi confirmado como candidato à presidência. Paulo Rabello de Castro (PSC) deverá ser o candidato à vice-presidente.
Também foi confirmada a candidatura de Henrique Meirelles (MDB) no fim de semana. Germano Rigotto (MDB) será seu vice.
Outros candidatos anunciaram seus vices em suas respectivas chapas: Ciro Gomes (PDT) terá como vice Kátia Abreu (PDT); Geraldo Alckmin (PSDB) terá como vice Ana Amélia Lemos (PP); Jair Bolsonaro (PSL) terá Hamilton Mourão (PRTB) como vice; e Marina Silva (Rede) terá Eduardo Jorge (PV) como vice.
Ainda são candidatos à presidência: Guilherme Boulos (PSOL), com Sônia Guajajara (PSOL) como vice; Vera Lúcia (PSTU), tendo como candidato a vice Hertz Dias (PSTU); Cabo Daciolo (Patriota) com Suelene Balduino Nascimento (Patriota) como vice; João Amoêdo (Partido Novo) junto com Christian Lohbauer (Partido Novo) como vice; João Goulart Filho (PPL) tendo como vice Léo Alves (PPL); e José Maria Eymael (DC) que terá Helvio Costa (DC) como vice.

DivulgaCandContas


O DivulgaCandContas é uma plataforma do Tribunal Superior Eleitoral onde estão reunidas todas as informações dos candidatos. Na plataforma é possível verificar quem são os candidatos, suas receitas e despesas, além de informações como número do candidato na urna, coligações, entre outras informações. Os dados estarão sempre disponíveis, mesmo após o término do período eleitoral.
É possível acessar por meio do site http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/divulgacandcontas pelo computador ou celular.
Até o fechamento desta edição, para a presidência, apenas Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU) já registraram a candidatura. No Paraná, ainda não havia registro de candidatos disponíveis no site. Os registros podem ser realizados até o dia 15 de agosto.


Candidatos à presidência


Álvaro Dias (Podemos)
Idade: 73 anos
Cargos eletivos: Senador pelo quarto mandato, também já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e governador do Paraná.
Profissão: Historiador e professor
Foto: Agência Senado

Cabo Daciolo (Patriota)
Idade: 42 anos
Cargos eletivos: Deputado federal desde 2015
Profissão: Militar
Foto: Reprodução/Facebook

Ciro Gomes (PDT)
Idade: 60 anos
Cargos eletivos: Prefeito de Fortaleza (CE), governador do Ceará, deputado estadual e federal
Profissão: Advogado e professor-universitário
Foto: Reprodução/Facebook

Geraldo Alckmin (PSDB)
Idade: 64 anos
Cargos eletivos: Vereador e prefeito de Pindamonhangaba (SP), governador de São Paulo por quatro vezes, deputado estadual e federal
Profissão: Médico
Foto: Reprodução/Facebook

Guilherme Boulos (PSOL)
Idade: 36 anos
Cargos eletivos: Não ocupou cargo eletivo
Profissão: Escritor, professor e ativista político
Foto: Reprodução/Facebook

Henrique Meirelles (MDB)
Idade: 72 anos
Cargos eletivos: Não ocupou cargo eletivo
Profissão: Engenheiro civil e executivo da área financeira
Foto: Reprodução/Facebook

Jair Bolsonaro (PSL)
Idade: 63 anos
Cargos eletivos: Deputado federal por sete vezes
Profissão: Militar da reserva
Foto: Reprodução/Twitter

João Amoêdo (Partido Novo)
Idade: 56 anos
Cargos eletivos: Não ocupou cargo eletivo.
Profissão: Administrador e engenheiro
Foto: Divulgação

João Goulart Filho (PPL)
Idade: 61 anos
Cargos eletivos: Deputado estadual
Profissão: Filosofo e escritor
Foto: Reprodução/Facebook

José Maria Eymael (DC)
Idade: 78 anos
Cargos eletivos: Deputado federal
Profissão: Advogado e empresário
Foto: Divulgação

Lula (PT)
Idade: 72 anos
Cargos eletivos: Deputado federal e presidente da República por dois mandatos, entre 2003-2011
Profissão: Metalúrgico
Foto: Divulgação

Marina Silva (Rede)
Idade: 60 anos
Cargos eletivos: Vereadora, deputada estadual e senadora
Profissão: Licenciada em História
Foto: Reprodução/Facebook

Vera Lúcia (PSTU)
Idade: 50 anos
Cargos eletivos: Não ocupou cargo eletivo
Profissão: Cientista política
Foto: Reprodução/Facebook

Candidatos ao Governo do Estado do Paraná


Cida Borghetti (PP)
Idade: 53 anos
Cargo eletivo: Deputada estadual e federal, vice-governadora e governadora
Profissão: Empresária
Foto: Reprodução/Facebook

Dr. Rosinha (PT)
Idade: 67 anos
Cargo eletivo: Vereador, deputado estadual e federal
Profissão: Médico pediatra
Foto: Divulgação/PT

Geonisio Marinho (PRTB)
Idade: 61 anos
Cargo eletivo: Não ocupou cargo eletivo
Profissão: Economista
Foto: Reprodução/Facebook


João Arruda (MDB)
Idade: 42 anos
Cargo eletivo: Deputado federal
Profissão: Administrador
Foto: Reprodução/Facebook

Ogier Buchi (PSL)
Idade: 67 anos
Cargo eletivo: Não ocupou cargo eletivo
Profissão: Professor, advogado e apresentador
Foto: Reprodução/Facebook

Priscila Ebara Guimarães (PCO)
Idade: 42 anos
Cargo eletivo: Não ocupou cargo eletivo
Profissão: Professora
Foto: Reprodução/Facebook

Professor Ivan Bernardo (PSTU)
Idade: 48 anos
Cargo eletivo: Não ocupou cargo eletivo
Profissão: Professor de Ensino Médio
Foto: Reprodução/Facebook

Professor Jorge Bernardi (Rede)
Idade: 62 anos
Cargo eletivo: vereador
Profissão: Professor universitário e escritor
Foto: Reprodução/Facebook

Professor Piva (PSOL)
Idade: 55 anos
Cargo eletivo: Vereador
Profissão: Professor
Foto: Reprodução/Facebook

Ratinho Jr. (PSD)
Idade: 37 anos
Cargo eletivo: Deputado federal e estadual
Profissão: Empresário
Foto: Reprodução/Facebook

Texto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

 

Foto: Divulgação/TSE

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580