facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1062 - Já nas bancas!
10/07/2018

Secretário comenta andamento de obras no centro de Irati

Secretário comenta andamento de obras no centro de Irati

Durante a cerimônia de entrega de uma escavadeira hidráulica na última semana, o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Dagoberto Waydzik, comentou sobre as obras de dragagem e as obras que estão ocorrendo no centro de Irati. As obras tem o objetivo de minimizar os alagamentos que já aconteceram na parte baixa do município.

Segundo ele, a nova escavadeira hidráulica deverá ajudar nas obras de dragagem. “Seria melhor não precisar dragar, mas existe muito assoreamento no Rio das Antas e como ele tem um leito por baixo de xisto, a gente tem que alargar esse leito. Então, fizemos do viaduto da 277 até a Vila Nova. Continuamos da Vila Nova até a empresa do Dallegrave e estamos fazendo pra cima e vamos dar continuidade”, disse.

O secretário ainda comentou o andamento das obras no centro, que de acordo com ele, deverão ajudar a diminuir as chances de alagamento, mas que não devem solucionar inteiramente.  “Dizer que vai acabar com as enchentes, com os alagamentos, é uma utopia, porque contra a natureza ninguém pode, principalmente, por causa do descaso que houve nos últimos anos com relação à liberação de edificações em locais inadequados, de construções em locais inadequados, porém, no centro da cidade não havia outra alternativa. O Arroio dos Pereira está afunilado, com construções em cima, então foi feito um canal que se chama um by-pass, uma ponte de safena. Quando encher o Arroio dos Pereiras  naquele trecho vai salvaguardar o centro da cidade, essa é uma das obras pra minimizar o problema dos alagamentos”, explicou.

As obras interromperam alguns trechos no local. Um trecho da Rua Carlos Thoms permanece interditado ao trânsito, sendo interrompido o trecho fica entre a Rua Munhoz da Rocha e a Praça da Bandeira.

Outro ponto que permanece interditado é o trecho inicial da Rua Conselheiro Zacarias, a partir da rotatória da Rua 15 de Julho até a Rua Carlos Thoms, ao lado da Praça da Bandeira.

Além disso, a Rua Marechal Deodoro, no trecho que vai da Rua Conselheiro Zacarias até a agência dos Correios está provisoriamente como mão dupla.

As mudanças devem continuar até o término da obra, previsto para seis meses. No entanto, o secretário destaca que é possível terminar a obra em um período menor. “Nós solicitamos aos moradores de Irati, aos usuários daquela via, que tenham paciência. O transtorno é passageiro, mas a obra é definitiva que trará muitos benefícios para a área central da cidade”, disse.

Texto: Karin Franco/ Hoje Centro Sul

Foto: Assessoria PMI