facebook

Proximidade do início da Copa do Mundo anima torcedores da Seleção Brasileira

Apesar das decorações ainda serem tímidas, muitos brasileiros estão com boas expectativas para o início da Copa do Mundo na Rússia, que começa no dia 14 de junho

16/05/2018

Proximidade do início da Copa do Mundo anima torcedores da Seleção Brasileira

A pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo 2018, as bandeirinhas verdes e amarelas começam a surgir aos poucos em casas e comércios brasileiros.Diferente de outros anos, a decoração que remete à Copa do Mundo tem aparecido de forma tímida nas cidades, mas com a aproximação é possível ver que muitos brasileiros já estão animados para os jogos.

Neste ano, a Copa do Mundo será na Rússia e o primeiro jogo será no dia 14 de junho, com a primeira partida do Grupo A, entre Rússia e Arábia Saudita. O Brasil estreará somente no domingo, 17 de junho, contra a equipe da Suíça. A Seleção brasileira está no Grupo E, junto com Costa Rica, Sérvia e Suíça.

Nas ruas, aos poucos, os torcedores começam a demonstrar interesse pela competição. Para Gabrielle Ribeiro, de 20 anos, a animação dos brasileiros deverá acontecer com o início dos jogos. “A meu ver, os brasileiros não estão completamente animados para a Copa, mas com sua aproximação, vejo que as pessoas estão tendendo a se animarem e se prepararem para torcer”, diz.

Já para a moradora de Ponta Grossa, Tais Maria Ferreira, de 56 anos, a população ainda está apreensiva por causa da derrota em casa na última Copa do Mundo. “Eu acho que o povo brasileiro está bastante apreensivo, porque sofreu demais com a derrota com a Alemanha, que na minha visão foi um jogo vendido, que a Alemanha comprou esse resultado e é grande o número de brasileiros que acredita nisso. E já que vivemos um momento de recessão, com todos os problemas políticos, eu não vejo animação para essa copa”, conta.

Apesar da pouca animação de alguns, outros torcedores brasileiros estão otimistas e acreditam que essa será a hora do sonhado Hexa. “Eu acredito que as pessoas estão animadas. A Copa do Mundo é um evento mundial, que envolve várias nações e que o brasileiro está na expectativa de ganhar, e eu tenho certeza que o Brasil vai ser Hexa dessa vez”, disse Eduardo Matheus Teixeira de Freitas, 23 anos.

Leandro Taborda, 28 anos, também têm boas expectativas. “Como brasileiro espero que o Brasil faça uma brilhante Copa do Mundo, e que não cometa os erros do passado, pois tem grandes chances de ser campeão, muitos talentos e qualidade definem a Seleção Brasileira”, disse.

Para outros torcedores, além querer de ver o Brasil ganhar, esperam ver uma bela competição. “A expectativa é sempre de bons jogos. De poder assistir partidas de grande qualidade, afinal são os melhores atletas do planeta disputando, então o nível é, obviamente, grande. Comparada à Copa no Brasil, a movimentação é menor, até porque com tudo ocorrendo aqui, não podia ser diferente. Mas de qualquer forma, a torcida brasileira nunca desanima com a Seleção e não tem como não se animar com o maior evento do futebol mundial, até quem não acompanha futebol com frequência, aguarda ansioso pela Copa”, disse Ana Oleinik, de 20 anos.

A entrada do técnico Tite agradou os brasileiros que veem nele uma figura importante para o campeonato. “Com a entrada do Tite, o povo brasileiro está sim, mais animado para essa Copa do Mundo”, disse Jaqueline Ribeiro, de 30 anos. “Para esse ano a minha expectativa está alta, visto que nosso técnico é bastante ponderado e estuda bastante sua área, a fim de estar mais atento às necessidades de sua equipe e as melhores formas de montá-la”, disse Gabrielle.

Contudo, a confiança na equipe de jogadores também é motivo para animar a torcida. “O elenco brasileiro é de qualidade, com jogadores que atuam em grandes equipes e que estão acostumados com o nível de futebol da copa, então acredito que sim, que a equipe tem grande chance de conquistar o Hexa”, diz Ana.

 

Jogos da Seleção Brasileira na Copa da Rússia

Domingo, 17/06 – 15h – Brasil x Suíça
Sexta-feira, 22/06 – 9h – Brasil x Costa Rica
Quarta-feira, 27/06 – 15h – Sérvia x Brasil

 

Caso fiquem em 1º ou 2º do Grupo (E):

Segunda-feira, 02/07 – 11h – Primeiro E x Segundo F (Jogo 5)

Terça-feira, 03/07 – 11h – Primeiro F x Segundo E (Jogo 7)

 

Relembre

A Seleção Brasileira possui cinco títulos da Copa do Mundo em três continentes diferentes. Relembre a caminhada para a conquista dos títulos:

Copa do Mundo de 1958 – 1º Título na Suécia

O Brasil iniciou a sua caminhada em busca do título inédito contra Áustria, onde a equipe brasileira ganhou pelo placar de 3x0. Na segunda partida, o Brasil pegou uma seleção mais tradicional e teve mais dificuldades, conseguindo sair de campo apenas com um empate de 0x0 contra a Inglaterra. No último jogo da primeira fase, a Seleção Brasileira enfrentou a União Soviética, e conseguiu uma vitória de 2x0, terminando assim em primeiro lugar do grupo.

Nas quartas-de-final, o Brasil enfrentou o País de Gales, e teve um pouco de dificuldades para avançar de fase, mas com um placar magro de 1x0, conseguiu a classificação para enfrentar a França na semifinal. Já na fase semifinal, o Brasil aplicou uma goleada na França, vencendo pelo placar de 5x2. Na final, o Brasil tinha o duro compromisso de enfrentar os anfitriões, mas mesmo com todas as dificuldades, conseguiu novamente aplicar uma goleada de 5x2 e conquistou o seu primeiro título mundial.

No mesmo campeonato, Pelé conquistou a Chuteira de Prata e o título de Melhor jogador jovem. A equipe treinada por Feola também tinha em seu elenco o capitão Bellini, Castilho, Gilmar,Djalma Santos,Dino Sani,Didi,Zagallo,Oreco,Garrincha,Nílton Santos,Moacir,de Sordi,Orlando,Mauro,Mazzola,Joel,Zito,Vavá,Didae Pepe.

Copa do Mundo de 1962 – 2º Título no Chile

O Brasil estreou contra a Seleção Mexicana a sua busca pelo bi-campeonato mundial. E sem muitas dificuldades, o Brasil ganhou por 2x0. No segundo jogo, o Brasil enfrentou a Checoslováquia e não conseguiu passar pelo adversário, terminando o jogo empatado em 0x0. No último jogo da fase, o Brasil enfrentou a Espanha e com um pouco de dificuldades novamente, mas conseguiu vencer pelo placar de 2x1 e terminou a primeira fase em primeiro no grupo.

Nas quartas-de-final, o Brasil enfrentou a Inglaterra, e conseguiu vencer pelo placar de 3x1, tendo assim o direito de disputar a semifinal contra o Chile. Na semifinal, enfrentando os donos da casa, o Brasil não teve muitas dificuldades e conseguiu ganhar dos chilenos por 4x2. Na final, o Brasil enfrentou novamente a Checoslováquia, mas diferente da primeira fase, a Seleção Brasileira teve mais facilidade, e conseguiu ganhar de 3x1, conseguindo assim o seu segundo título mundial.

Neste ano, Garrincha ganhou a Bola de Ouro. O elenco treinado por Aymoré Moreira também tinha em seu elenco o capitão Mauro Ramos, Gilmar, Djalma Santos, Zito, Zózimo, Nílton Santos, Didi, Coutinho, Pelé, Pepe, Jair Marinho, Bellini, Jurandir, Altair, Zequinha, Mengálvio, Jair da Costa, Vavá, Amarildo, Zagallo e Castilho.

Copa do Mundo de 1970 – 3º Título no México

O Brasil estreou contra a Checoslóvaquia na sua busca por mais um título da Copa do Mundo. Logo na estreia, a Seleção Brasileira ganhou por 4x1. No segundo jogo, o Brasil enfrentou os ingleses e conquistou o placar magro de 1x0. Na última partida do grupo, o Brasil enfrentou a Romênia, e ganhou apertado por 3x2.

Nas quartas-de-final, o Brasil enfrentou outra equipe sul-americana. Brasil e Peru duelaram por uma vaga na semifinal, mas foi a Seleção Brasileira que saiu feliz, ganhando por 4x2. Na semifinal o Brasil teve um clássico pela frente, enfrentando a equipe do Uruguai e conquistando uma boa vitória por 3x1, carimbando a passagem para a final. Na final, o Brasil teve pela frente a tradicional Seleção Italiana, mas o Brasil não intimidou e venceu por 4x1, conquistando assim o terceiro título da Copa do Mundo.

Pelé conquistou a Bola de Ouro e Gérson a Bola de Prata. Jairzinho também conquistou a Chuteira de Prata ao final do campeonato. O elenco treinado por Zagallo contava também com o capitão Carlos Alberto, Félix, Brito, Wilson Piazza, Clodoaldo, Marco Antônio, Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé, Rivellino, Ado, Roberto,Baldocchi, Fontana, Everaldo, Joel, Paulo Cézar Caju,Edu, Dadá Maravilha, Zé Maria eLeão.

Copa do Mundo 1994 – Tetra nos Estados Unidos

O Brasil iniciou a sua busca pelo tetra contra a Seleção da Rússia. A Seleção Canarinho venceu pelo placar de 2x0. Na segunda partida, o Brasil teve mais facilidade para passar pelo adversário e venceu Camarões pelo placar de 3x0. Na última partida do grupo, o Brasil ficou apenas no empate contra a seleção da Suécia em 1x1.

Nas oitavas-de-final, o Brasil enfrentou os donos da casa e conseguiu uma vitória magra pelo placar de 1x0. Nas quartas-de-final, o Brasil enfrentou a Holanda, conhecida popularmente como “laranja mecânica”, e em um placar apertado, o Brasil avançou de fase vencendo por 3x2. Na semifinal, o Brasil enfrentou a Suécia e venceu por 1x0, classificado assim para a final. Na grande final, a Seleção Brasileira enfrentou a Itália, e foi uma disputa grande pelo título mundial. O tempo normal terminou em 0x0, indo assim para os pênaltis. Nas penalidades máximas, o Brasil venceu por 3x2 e conquistou assim o tetracampeonato mundial.

O prêmio FIFA Bola de Ouro (melhor jogador)foi conquistado por Romário. A Seleção também conquistou os prêmios de Troféu FIFA Fair Play (time menos faltoso) e Time mais espetacular. Treinada pelo técnico Parreira, a equipe contou com o capitão Dunga, Taffarel, Jorginho, Ricardo Rocha, Ronaldão, Mauro Silva, Branco, Bebeto, Zinho, Raí, Romário, Zetti, Aldair, Cafu, Márcio Santos, Leonardo, Mazinho, Paulo Sérgio, Müller, Ronaldo, Viola e Gilmar.

Copa do Mundo 2002 – Penta na Coreia do Sul/Japão

O Brasil estreou contra a Turquia em sua busca pelo Penta. A equipe brasileira conseguiu uma vitória apertada por 2x1. No segundo jogo, o Brasil enfrentou a China e goleou, aplicando 4x1. No último jogo da fase, o Brasil goleou novamente e terminando assim em primeiro no grupo, ganhando da Costa Rica, por 5x2.

Nas oitavas-de-final, o Brasil enfrentou a seleção da Bélgica, e conseguiu uma vitória tranquila por 2x0. Nas quartas-de-final, o Brasil enfrentou a Inglaterra, e venceu por 2x1. Na semifinal, o Brasil teve pela frente a Turquia, e novamente venceu por um placar apertado, 1x0. Na final o Brasil enfrentou a forte equipe da Alemanha e venceu por 2x0, conquistado o seu quinto título mundial.

O prêmio FIFA Chuteira de Ouro (artilheiro) foi conquistado por Ronaldo. A equipe treinada por Scolari era formada pelo capitão Cafu, Marcos, Lúcio, Roque Júnior, Edmílson, Roberto Carlos, Ricardinho, Gilberto Silva, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Dida, Belletti,ÂndersonPolga,Kléberson, Júnior, Denílson, Vampeta, Juninho Paulista, Edílson, Luizão, Rogério Ceni e Kaká.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Reprodução

Comentários

🗞️📰 Edição 1578 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580