facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1078 - Já nas bancas!
07/03/2018

Prefeito de Prudentópolis dá ordem de serviço para o calçamento até o Salto São João

Prefeito de Prudentópolis dá ordem de serviço para o calçamento até o Salto São João

Na terça-feira (27), o prefeito de Prudentópolis Adelmo Luiz Klosowski (PSDB),assinou a ordem de serviço que autoriza a empresa LHC Construções a começar as obras de pavimentação poliédrica na estrada rural de acesso até o Monumento Natural Salto São João.

O local é um dos principais atrativos turísticos de Prudentópolis e recentemente recebeu investimentos do Governo Estadual para a melhoria da infraestrutura para a recepção de turistas. Foram feitos dois mirantes - um dele bem próximo à cachoeira de 85 metros de altura - estacionamento, centro de visitantes de 453 metros quadrados, além de casa para guarda parque, alojamento para pesquisadores. 

As obras foram entregues para a população em 17 de novembro de 2017, com a presença do governador Beto Richa. Na mesma data, o governador confirmou a destinação de R$ 4 milhões para o calçamento de 15 quilômetros até a localidade e R$ 1 milhão para a estruturação de trilhas com acessibilidade, que possibilitarão o acesso às pessoas com deficiência até o mirante número dois, o mais próximo da cachoeira.

Ao todo são 22 quilômetros do centro de Prudentópolis até o Monumento Natural Salto São João. Destes, 7quilômetros já são asfaltados e os outros 15 quilômetros são de estrada de chão batido e, agora, receberão calçamento.

Na avaliação do prefeito Adelmo, o calçamento deste trecho trará retorno significativo para o município.“A obra ampliará muito o acesso até o monumento, pois permitirá chegada de ônibus e veículos. É um investimento muito importante para o nosso turismo”, explica.

Além disso, a obra beneficiará moradores de localidades rurais situadas nas proximidades do Salto São João. Especialmente, as comunidades de Barra Vermelha, Sartório, Barra Bonita, além de outras.

Unidade de Conservação

A área do Monumento Salto São João é uma Unidade de Conservação gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). São 33,88 hectares, sendo a principal atração o Salto São João. A categoria de Unidade de Conservação garante proteção integral ao remanescente de Floresta de Araucárias, flora, fauna e recursos hídricos, em especial a cachoeira e os paredões.

Visitação

A entrada no Monumento Natural Salto São João é gratuita.

Dias de visitação: quinta à segunda-feira, finais de semana e feriados

Horário de visitação: das 9h às 16h

Agendamentos: monumentosaojoao@prudentopolis.pr.gov.br ou turismo@prudentopolis.pr.gov.br

Grupos maiores de 15 pessoas precisam agendar a visita junto à Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis com antecedência mínima de dois dias úteis.

Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Assessoria PMP

Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul/Arquivo

Galeria de Fotos