facebook

Revitalização da UTI do Erasto Gaertner é inaugurada

As melhorias foram feitas com recursos arrecadados pela campanha X-Solidário, que teve a participação de moradores de Irati e região

02/02/2018

Revitalização da UTI do Erasto Gaertner é inaugurada

Na manhã de sexta-feira (02), ocorreu a inauguração das obras de readequação da UTI do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. As melhorias foram feitas com recursos arrecadados pela campanha X-Solidário, desenvolvida em Irati pelo Grupo Ivasko, que destinou R$ 35 mil ao hospital. 

O superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Lago, cita como os recursos colaboraram na revitalização da estrutura da UTI. “Hoje a nossa UTI é muito forte na parte de equipamentos, de ter os melhores profissionais especializados, mas tivemos com este recurso financeiro a possibilidade de melhorar a nossa climatização e fazer a revisão de todo o mobiliário, conseguindo trazer um  conforto melhor para os profissionais que estão trabalhando dentro da UTI, uma vez que os pacientes já estavam bem assistidos com toda a estrutura que existe”, explica.

Além da troca do sistema de climatização e da compra de mobiliário, houve a criação de mais um box de isolamento, a pintura geral do setor, a reforma do banheiro, a revisão da rede de gases medicinais, entre outras melhorias. 

Em nome do Grupo Ivasko, que realiza a campanha X-Solidário há oito anos, a diretora Edna Ivasko, agradeceu a todos que participaram em 2017. Ainda destacou a importância da união das pessoas para a constante melhoria dos serviços de atendimento aos pacientes com câncer. “Tudo isso é gratificante porque é a soma da ação de muitas pessoas. Então, além da parte monetária, existe esta corrente do bem, o momento de parar para ajudar as pessoas que precisam mais do que a gente. É isso que vale, esta união de Irati e região”, enfatiza Edna. 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer em Irati foi a principal entidade que atuou em parceria com o Grupo Ivasko para mobilizar a população de toda a região a participar da campanha X-Solidário.  A presidente da Rede, Ieda Waydzik, relembra como isso ocorreu. “Nós [Rede Feminina de Combate ao Câncer] estávamos ainda em formação, com o trâmite administrativo ainda acontecendo, mas as integrantes se engajaram com uma garra tão grande na campanha, que foi maravilhoso de ver. E o resultado foi muito bom. Com certeza, dentro dos melhoramentos que a UTI recebeu, tem todo o calor humano da nossa cidade colocado nesta doação”, comenta. 

Este “calor humano”, estas iniciativas de apoio ao hospital Erasto Gaertner, segundo o superintendente Adriano Lago, são importantes do ponto de vista de ajudar no equilíbrio financeiro. “Mas vão além, elas ajudam a gente nos investimentos, como é este caso, na revitalização da UTI. Então esta soma do trabalho da sociedade organizada conosco torna cada vez mais o Erasto forte”.

Zeka Ivasko, diretor do Grupo Ivasko, frisou a excelência do trabalho da equipe do hospital.  “A gente sente este carinho do Erasto com os pacientes, vê o profissionalismo,  vê que as coisas são bem feitas, o trabalho de vocês é 100%”, disse.

Unidade de Irati

Em relação ao funcionamento da Unidade do Erasto em Irati, o superintendente Adriano Lago  explica as ações em andamento. “Estamos iniciando 2018 com todo o planejamento para Irati. A cada nova etapa, a cada novo mês lá, a gente tem a certeza que estaremos mais fortes, atendendo mais pacientes. E o que eu sempre disse desde a inauguração, é que nós desenvolvemos este projeto para levar solução, o Erasto quer estar próximo do interior, quer estar próximos dos pacientes e dos familiares, para cada vez mais poder combater o câncer com humanismo, ciência e afeto”, finalizou.

Presentes

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração da reforma de UTI, o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Prefeitura de Irati, Dagoberto Waydzik, representando o prefeito Jorge Derbli, o médico do Serviço de Terapia Intensiva do Erasto, Alain Marcio Luy, a presidente da Associação Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (Anapci), Terezinha Veres, outros integrantes da Anapci, médicos, enfermeiros, diretores do Erasto Gaertner, Ana Paula Ivasko e Ana Clara Ivasko e a gerente de marketing do grupo Ivasko Francielli Souza. 

 

 

Texto: Letícia Torres

Fotos: Ciro Ivaituk/Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580