facebook

Emater recebe 139 novos veículos para auxiliar nos trabalhos de campo

11/12/2017

Emater recebe 139 novos veículos para auxiliar nos trabalhos de campo

No Dia Nacional do Extensionista Rural, comemorado nesta quarta-feira (06), foram entregues mais 139 novos veículos ao Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Os automóveis vão substituir parte da antiga frota, composta por mil veículos, usada para o atendimento aos pequenos agricultores. Desde 2011, o Governo do Estado trocou 761 veículos da autarquia.

 A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a participação do governador Beto Richa, do secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, do secretário Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do governo federal, Jefferson Corietac, e do secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, além de representantes das unidades da Emater no Estado.

O Governo do Estado também adquiriu 139 computadores para modernizar a estrutura do órgão e fortalecer o elo com os agricultores. “Estes veículos e equipamentos vão facilitar o trabalho dos extensionistas e técnicos da Emater junto aos produtores rurais”, afirmou Richa.

Parceria

Foram investidos R$ 5 milhões na compra dos veículos, com recursos dos governos estadual e federal. Com os carros da Volkswagen, modelo Gol, os extensionistas visitam as propriedades dos produtores rurais do Paraná atendidas pela Emater.

 Entre os municípios contemplados estão: Guarapuava, Prudentópolis, Turvo, Palmital, Irati, Imbituva, Guamiranga, Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaratuba e Reserva.

Na prática

A engenheira agrônoma da Emater de Cafelândia, Vania Rejane Baratto, contou que costuma rodar em média 3 mil quilômetros por mês para atender os agricultores. “Fazer o trabalho de campo com carros novos é muito importante porque facilita bastante o deslocamento no interior. Eu me desloco muito porque atendo, além de Cafelândia, os municípios de Boa Vista da Aparecida e Cascavel”, explicou.

Extensionista da Emater de Londrina, o engenheiro agrônomo Romeu Glair afirmou que os veículos são um instrumento indispensável para o dia a dia desses profissionais. “Atendemos cerca de 50 produtores e rodo pelo menos mil quilômetros por mês”, contou. “O extensionista leva ao agricultor novas técnicas desenvolvidas em pesquisas, gerando condições para que ele se desenvolva e melhore a sua condição de vida social e econômica”, afirmou.

Extensionistas

O Paraná conta com aproximadamente 1.100 profissionais que atuam na Emater e contribuem com as economias locais por meio do aumento da produção e da geração de renda; melhoram a segurança alimentar, tanto na quantidade como na qualidade dos alimentos; e ampliam a inclusão produtiva e social dos trabalhadores do campo.

 Os agricultores têm acesso a programas dos governos estadual e federal, entre eles o Mais Alimentos, Trator Solidário, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Crédito Fundiário, Habitação Rural e aos programas de compra direta de alimentos da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Texto: Assessoria Artagão Jr., com informações da Agência Estadual de Notícias

Foto: Assessoria Seju e Agência Estadual

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580