facebook

Piloto de Teixeira Soares é destaque no automobilismo e disputará etapa de acesso à Stock Car

Edson Bueno está próximo de vencer a categoria B do Campeonato Brasileiro de Turismo 1600, um dos acessos à Stock Car. A prova que pode dar o título ao piloto de Teixeira Soares acontece no dia 17 de dezembro, em Interlagos, São Paulo

04/12/2017

Piloto de Teixeira Soares é destaque no automobilismo e disputará etapa de acesso à Stock Car

O piloto Edson Bueno está perto de vencer a categoria B do Campeonato Brasileiro de Turismo 1600. A competição é considerada uma das categorias de acesso à Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro.

O caminho para vencer o campeonato teve momentos dramáticos na última etapa disputada em Londrina, no dia 25 de novembro. O piloto, que está em primeiro lugar na classificação geral, poderia  ter vencido o campeonato em seu estado, naquela prova, mas o sonho foi adiado, pois o carro em que competia apresentou problemas. “A pista era complicada e acabei quebrando o câmbio, ficamos fora da primeira bateria. Na segunda bateria, largamos em último, mas conseguimos chegar em primeiro, engatando só na quarta marcha”, conta.

A vitória na segunda bateria deixou o piloto em primeiro lugar com 168 pontos na classificação geral. A próxima etapa acontecerá no dia 17 de dezembro, em Interlagos, em São Paulo.

É em São Paulo que o piloto de Teixeira Soares espera conseguir alcançar a vitória. “Lá tem que fazer tudo certinho porque tem que pensar no campeonato, tem que pensar em ganhar a prova pra ficar bem colocado. O objetivo é levar o carro e não quebrar”, disse.

Carreira

A história de vida de Edson Bueno, 21 anos, se confunde a sua história junto ao automobilismo. A paixão pelos carros é herdada pelo pai, Edson Frehner Bueno, que colocou ele e sua irmã, Crhistina Hilgemberg Bueno, a andarem de kart ainda crianças no kartódromo Ildefonso Zanetti, em Irati.

Os primeiros passos começaram aos sete anos no kart, mas logo evoluíram à medida que a paixão foi crescendo. “Fomos crescendo. Indo para Fusca Cross, ganhamos o Indoor, e então fomos pro Asfalto”, conta.

A chegada aos primeiros lugares da categoria de acesso à Stock Car tem sido realizada com a ajuda de seus pais Edson Frehner Bueno  e Cristian Mary Hilgemberg Bueno, que atuam diariamente para que o filho consiga alcançar seu sonho. A cada etapa, a família se reúne e acompanha o piloto nas disputas. Um ônibus que funciona de motorhome possibilita que todos possam estar juntos nas etapas classificatórias.

Objetivo

Edson Bueno conta que seu objetivo é um dia chegar a Stock Car. “Meu sonho é Stock Car, mas tem que ter o sonho e a realidade”, disse.

A realidade é parecida com a de muitos. Sem muito patrocínio, nos dias de semana Edson Bueno tira a vestimenta de piloto e se transforma em empresário, para trabalhar em sua empresa em Teixeira Soares.

A vestimenta de piloto volta durante os treinos realizados na pista do kartódromo em Irati. “Eu tenho a vantagem de ter Irati. Hoje esse esporte não tem como alugar uma pista e ir treinar com o carro. Você tem que treinar com alguma coisa parecida. A base de tudo é o kart”, relata.

Perto das datas de competição, o empresário Edson Bueno deixa tudo organizado para que o piloto Edson Bueno vá em busca de seu sonho e consiga treinar para a próxima competição.

Busca pelo patrocínio

Apesar de ter ajuda da família, o caminho para a Stock Car é penoso. Isso porque cada etapa é extremamente cara. Por isso a busca de patrocínio é essencial para que essa caminhada continue. “Tudo isso precisa de um patrocínio infelizmente, que é muito caro. Uma prova hoje de acesso a Stock Car é R$ 60 mil”, explica o piloto.

Um dos objetivos para o próximo ano é entrar na Stock Car Light. A competição oficial de acesso à Stock Car que voltará a ocorrer em 2018, depois de anos sem ter uma edição. No entanto, para que isso aconteça o piloto está em busca de patrocínios.

Edson Bueno conta que já possui um projeto aprovado para que as empresas possam patrociná-lo. Através deste projeto, as empresas ganham incentivos fiscais, por meio de descontos no imposto de renda.

Na procura de parcerias, Edson encontrou na figura do prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, um parceiro ideal que tem ajudado a divulgar a sua carreira para outras empresas.

O prefeito explica que como no momento o município não possui condições de ajudá-lo financeiramente, ele se dispôs a ajudar a encontrar novos patrocínios. Para o prefeito, o apoio ao jovem piloto é uma vitrine da região para o país. “Leva o nome não só de Teixeira Soares, mas leva o nome da região toda. Onde vai, faz questão de dizer que representa Teixeira Soares, que representa o Centro Sul do Paraná. A gente vibra com isso e é uma alegria para nós ver alguém da região despontar em um esporte, visto por muita gente em rede nacional. É um sonho que a gente precisa sonhar junto para que se torne realidade porque talento tem sobrando”, destaca o prefeito.

Texto: Letícia Torres e Karin Franco

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul e Divulgação

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580