facebook

Prudentópolis inaugura nova ala no Centro de Saúde

Além da ampliação do espaço, mudanças significativas ocorreram no sistema de atendimento à saúde no município com o agendamento de consultas e a destinação dos casos de urgência e emergência para os hospitais

20/11/2017

Prudentópolis inaugura nova ala no Centro de Saúde

A nova ala do Centro Municipal de Saúde de Prudentópolis foi inaugurada na tarde da última segunda-feira (13) pelo prefeito Adelmo Luiz Klosowski e pelo secretário de Saúde Luiz Carlos Mendes Ferreira Júnior. A solenidade contou com a presença do deputado federal Luciano Ducci, do presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis Marcos Roberto Lachovicz, vereadores, secretários municipais, representantes de instituições de saúde e população.

Com a ampliação, o Centro Municipal de Saúde teve a sua área praticamente dobrada e oferecerá mais conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde.   Na avaliação do prefeito, a obra é uma das mais significativas dos últimos tempos. “Eu considero essa obra uma das mais importantes, talvez não seja a de maior volume de dinheiro, de recursos, mas é uma obra que vem atender o nosso município em termos de qualidade de saúde, até porque até então nós tínhamos uma recepção que era embaixo de um toldo, era uma condição quase subumana”, diz Adelmo Klosowski.

Construída com recursos próprios do município, a ampliação custou cerca de R$ 380mil e levou mais de um ano para ser finalizada, segundo o secretário de Saúde.  “Faz praticamente um ano e meio que iniciou a obra, depois teve uma revisão do projeto e agora a gente está entregando a unidade para a população em pleno funcionamento”, relata  Luiz Carlos Mendes Ferreira Júnior. Ele explica que começou ocorrer um fluxo novo de atendimento junto com a ampliação da unidade. “E o município implantou um sistema de informatização amplo em toda a rede de saúde, com o atendimento agendado de consultas, a idéia é usar as ferramentas de TI [Tecnologia da Informação] para facilitar o acesso da população e ao mesmo tempo controle de gestão”, frisa o secretário de saúde.

Adelmo Klosowski cita algumas das vantagens do uso das tecnologias. “Nós estamos investindo e usando novas metodologias para atender o nosso povo, principalmente no que diz respeito ao agendamento de consultas, hoje você não vê mais filas de madrugada aqui no centrão de saúde, é tudo agendado”, comenta. Outra mudança positiva, segundo o prefeito foi ter sido tirado o atendimento de urgência e emergência da unidade.  “Não tinha nenhuma sala de estabilização, nós com dois hospitais de referência fazendo urgência e emergência aqui, era descabido. Então melhorou aí também, hoje é feito no Hospital Santa Casa e eles dividem com o Sagrado”, diz.  Ele finaliza a explicação comentando que “apesar de relativamente simples para quem vem ver aqui [a ampliação], mas mudou em muito a logística, a qualidade, e quem tem a ganhar é a nossa população”.

Na região Centro Sul, Prudentópolis é pioneiro no sistema informatizado para gestão do setor de saúde, o que permitirá que o controle seja mais preciso. “A gente consegue medir quantos atendimentos são realizados no dia, o tempo médio de um atendimento médico, o que se aplica ao trabalho realizado por todas as equipes da Secretaria de Saúde”,  comenta Luiz Carlos Mendes Ferreira Júnior. Prudentópolis também pretende cadastrar toda a  população usuária do sistema de saúde,integrando as informações on line. Para tanto, deixará de utilizar apenas fichas em papel para os pacientes, como ocorre em grande parte dos municípios da região.  

 Funcionamento

O deputado federal Luciano Ducci enalteceu o trabalho desenvolvido pelo prefeito Adelmo Klosowski  e o parabenizou por inaugurar a unidade já atendendo a população. “Inaugura de uma forma diferente, muita gente inaugura e daí fecha à chave de novo e espera, às vezes, três, quatro, seis meses para botar em funcionamento, aqui nós já inauguramos funcionando. E para a população a melhor coisa que tem é inaugurar em funcionamento, com toda a equipe aqui dentro”, afirmou o parlamentar. Ele ainda cita o apoio que tem dado ao município para a viabilização dos convênios com os hospitais Santa Casa, Sagrado Coração de Jesus e Hospital do Rocio. E além de atuar para a melhoria do setor de saúde, Luciano Ducci também auxilia o prefeito para a liberação de recursos destinados à obras de infraestrutura.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul 

Comentários

🗞️📰 Edição 1578 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580