facebook

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

13/11/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Audiência sobre o ICMS

Uma Audiência Pública sobre o Projeto de Lei nº 557/2017, do Poder Executivo estadual, ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (08). Entre outras medidas, o projeto prevê o reenquadramento das faixas de ICMS das micro e pequenas empresas no Simples Nacional. Entidades, como a Faciap, e integrantes da Secretaria Estadual da Fazenda estiveram presentes para expor suas propostas. De acordo com o deputado estadual Marcio Pauliki (PDT), que preside a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da ALEP, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, e as entidades definiram que irão se reunir para discutir caminhos e soluções sobre o projeto. “O objetivo é que seja encontrado um acordo que não represente o aumento de impostos”, defende Pauliki. De Irati, o presidente da Associação Comercial (Aciai), Oscar Muchau, esteve presente na audiência pública. 

Pessuti será o presidente do BRDE

O ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) assume a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, na próxima terça-feira (14), às 10h30, em Curitiba. O BRDE - controlado pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - se tornou um dos principais financiadores do setor produtivo e dos municípios do Estado. O Paraná injetou R$ 200 milhões no BRDE, recursos que se traduzem em mais investimentos e obras municipais.

Teixeira Soares cria força-tarefa para recuperar estradas

As fortes chuvas que assolaram Teixeira Soaras na semana passada causaram grandes estragos nas estradas rurais, com alagamentos, encalhadouros e erosões. Já na segunda-feira (06), o prefeito Lula Thomaz (PSB) criou uma força-tarefa visando a recuperação dos estragos causados. Inclusive, neste mesmo dia, fez a aquisição de um novo britador que, juntamente com o outro que foi recuperado, estará em pleno funcionamento o mais rápido possível. Paralelo a isso, recentemente ocorreu a terceira explosão da cascalheira este ano, produzindo grande quantidade de material sólido para ser depositado nas estradas. O prefeito pede a compreensão dos munícipes diante da atual situação ocasionada por força maior e, ao mesmo tempo, garante que em breve o problema será solucionado.

Prudentópolis inaugura nova ala no Centro Municipal de Saúde

Na próxima segunda-feira (13), ocorrerá em Prudentópolis a inauguração da nova ala do Centro Municipal de Saúde. O prefeito  Adelmo Klosowski (PDSB)  destaca a importância desta obra, que ampliou o espaço no setor de saúde, garantindo mais conforto aos usuários do sistema único de saúde.   A inauguração será às 14 horas e toda a população está convidada a participar.

Sugestões quanto ao IPTU

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati desta semana, os vereadores apresentaram indicações ao Executivo sugerindo o encaminhamento de projetos de lei que estabeleçam desconto e isenção no IPTU 2018. O desconto seria para os proprietários de imóveis que  pratiquem o ato de adotar animais resgatados e cadastrados por ONGs, de acordo com a sugestão dos vereadores. Já a isenção seria para os portadores de necessidades especiais. Quanto à adoção de animais, caso seja aceita a sugestão, seria necessário criar um mecanismo de identificação dos animais, para evitar a adoção visando o desconto e o posterior abandono. Outro ponto que poderia ser discutido pela Câmara Municipal são as reclamações de vizinhos de pessoas que possuem grande quantidade de animais em casa na área central da cidade, o que causa transtornos devido ao mau-cheiro. Segundo esses vizinhos, a Vigilância Sanitária já foi acionada e nada mudou.

Informações sobre a falta de remédios

O vereador Douglas Conrado Goy solicitou o encaminhamento de ofício ao Executivo requerendo informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre a atual situação da Farmácia Municipal. O pedido leva em considerando as reclamações sobre a falta de medicamentos e produtos farmacêuticos.

Raio-X para Mallet

Nesta quinta-feira (8) estiveram em audiência com o ministro da saúde Ricardo Barros, o prefeito de Mallet  Moacir Szinvelski acompanhado do deputado federal Sandro Alex. Na ocasião foi solicitado um novo aparelho de Raio X para o município. 

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580