facebook

Editorial - Informação e direitos

10/11/2017

Editorial - Informação e direitos

Atualmente, vivemos em um mundo com fácil acesso às informações. Em apenas alguns toques nos smartphones já é possível ter acesso às mais diferentes informações em diferentes formas. As informações chegam a nós a cada instante das mais diferentes maneiras, seja por meio da escrita, do áudio ou do visual.

Mas nesse mundo cheio de informações ainda encontramos diariamente histórias de pessoas que são prejudicadas porque não tinham o conhecimento de determinadas informações.  Um dos conhecimentos principais é os direitos a que precisa.

Não conhecer os seus direitos e a forma de conseguir fazê-los valer leva diversos cidadãos a serem prejudicados por outras pessoas que possuem erros de informação ou até mesmo por pessoas de má fé.

É para isso que existem instituições que podem proteger o cidadão. Mas, para isso, também é necessário que esse cidadão conheça essas instituições.

Muitas dessas instituições têm sido conhecidas através da imprensa como o Procon e o Ministério Público. De tempos em tempos, temos conhecimento de pessoas que conseguiram resolver seus casos e ter seus direitos garantidos através dessas duas instituições. Um dos casos está descrito em uma reportagem desta edição onde um cidadão procurou as entidades para conseguir assegurar o direito de ter uma conta bancária gratuita para receber a aposentadoria. Mas esse é apenas um exemplo das várias instituições que podem ajudar.

Entretanto, é essencial que a população saiba buscar essa informação. Seja nos meios de comunicação ou diretamente nas instituições que protegem o cidadão, para que os direitos sejam garantidos.

É através dessa busca de informações que as pessoas das mais diversas formações e dos mais diversos lugares podem cada vez mais valer os seus direitos que estão garantidos na lei brasileira.

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580