facebook

Rebouças comemora 87 anos com vasta programação

Programação acontece até o fim do mês com diversas atrações.

22/09/2017

Rebouças comemora 87 anos com vasta programação

O mês de setembro tem sido festivo em Rebouças com as comemorações alusivas aos 87 anos de instalação do município que serão completados nesta quinta-feira (21).

Parte das programações aconteceu neste domingo (17) com o Desfile Cívico em comemoração ao aniversário. Escolas municipais e estaduais desfilaram no evento que também teve a participação de diversas autoridades e representantes de entidades.

O desfile teve como tema a conscientização e a preservação do meio ambiente e sua diversidade. As escolas municipais apresentaram sobre o tema bioma brasileiro.

As comemorações continuam nesta quarta-feira (20) com o Baile de Aniversário do Município, no Centro Cultural Flórido Cabral, às 23 horas. A coordenadora do Provopar de Rebouças, Rosana Neves Chiqueto, destacou a programação. “Será um baile bem diferenciado, um baile gostoso com Jair SuperCap Show. Será um baile show com uma programação diferenciada”, disse.

Uma das atrações deverá ser a decoração que lembrará as ferrovias que3 estão na origem do município. “Faremos uma decoração diferenciada lembrando aquela parte do município que é a Estação Ferroviária. Vai ser uma decoração muito bonita e nós estamos esperando todos aqui”, conta.

Ainda há mesas disponíveis. Os ingressos para a compra das mesas estão disponíveis na Loja Hellen em Rebouças.

Comemorações

Outras programações ocorreram no início do mês. Dentre elas o 1º Circuito de Atividades do Provopar Municipal com caminhada, corrida, atrações diversas, gastronomia, foodtruck e cerveja artesanal. A programação contou também com a escolha da Garota Rebouças 2017, onde Ana Carolina Lucecki foi a escolhida. Também ficaram como Primeira Princesa Paola Daczkowski e Segunda Princesa, Micheli Padilha Reclitski.

A programação ainda teve comemorações cívicas, jantar comemorativo, maratona e encontro de trilheiros, além de celebrações religiosas e Feira do Produtor Rural. O município também aproveitou a oportunidade para realizar no dia 16 de setembro a entrega do Títulos de Cidadão Honorário e Benémeritos na Câmara de Vereadores de Rebouças.

BOX1

Programação

Dia 21/09/2017 – Jogos: 15:00 horas - Futebol de Campo no Estádio Municipal; 19:00 horas Futsal Feminino e Masculino no Ginásio de Esportes Cantão Entrada: 01 (um) ingrediente para cesta de Natal das famílias carentes. Organização: Assessoria de Esportes

Dia 21/09/2017 - Mostre sua Arte. Local: CTG de Rebooças; Início: 09:00 horas. Haverá apresentações artistícas, exposição de artesanato,gastronomia, exposição de pinturas em tela e grafite. Inscrições e organização: Centro de Treinamento de Adolescentes.

Dia 21/09/2017 - Show com o Grupo Minuano. Local: CTG Cultuando a Tradição. Início: 21horas

Dia 22/09/2017 - Desafio Internacional de Futsal MasculinoAdulto Brasil x Paraguai. Local: Ginásio de Esportes Camilão. Início: 20h30.Organização: Assessoria de Esportes

Dias 22,23 e 24/09/2017 - Rodeio de Integração do CTG Cultuando a Tradição e Lenço Colorado. Local: CTG Cultuando a Tradição

Dia 23/09/2017 - Baile do CTG. Local: Centro Cultural Flórido Cabral. Início: 23 horas. Animação: Grupo Sarandelo do Rio Grande do Sul e Berenice Azambuja.

Dia 23/09/2017 Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus cantada pelo Grupo Sertanejo Católico de Rebouças. Início: 19 horas

Dia 29/09/2017 - Festival de Música Sertaneja Categoria Adulto Municipal. Local: Centro Cultural Flórido Cabral.

Dia 30/09/2017 – Festival de Música Sertaneja Categoria Adulto Regional. Local: Centro Cultural Flórido Cabral. Início: 19 horas. Após o Festival haverá Baile Popular com os Grupos Musicais Alma de Pampa e Herdeiros da Tradição.

Dia 01/10/2017 - Baile da Primavera. Local: Centro Cultural Flórido Cabral. Início: 13 horas Organização: Grupo Conviver Cristo Redentor.

Origens

A origem de Rebouças está ligada às expedições feitas por bandeirantes paulistas. No século XVII muitos desses bandeirantes acreditavam que havia riquezas no morro Biturona, e com isso iam à busca do ouro dito nas lendas da redondeza.

A povoação iniciou em Butiazal, mas foi com as estradas férreas que o desenvolvimento do município chegou ao local conhecido até então como Rio Azul.

Com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande Railway, a localidade passou a se chamar Antônio Rebouças, em homenagem ao engenheiro orientador dos trabalhos de construção da ferrovia.

Em 1930, o município se desmembrou de São João do Triunfo, através da pela Lei estadual n.° 2.738, de 31 de março de 1930 que criou o município de Antônio Rebouças. A instalação aconteceu no dia 21 de setembro do mesmo ano.

Somente a partir de 1943, que o município começou a ser chamado apenas de Rebouças.

Texto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Fotos:Silmara Andrade/Hoje Centro Sul e Reprodução

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580