facebook

Aniversário de São Mateus do Sul terá desfile cívico e bolo de 109 metros

Além do desfile, Rua do Mate vai abrigar uma série de atrações culturais ao longo do dia

22/09/2017

Aniversário de São Mateus do Sul terá desfile cívico e bolo de 109 metros

O tradicional desfile cívico abre as festividades dos 109 anos do município de São Mateus do Sul, que serão comemorados nesta quinta-feira (21). O secretário de Educação e Cultura, Jorge Manfroni promete que este será o maior desfile de todos os tempos. Passarão pela Rua Dom Pedro II cinco mil alunos das escolas municipais, colégios estaduais e particulares, Centros de Educação Infantil, instituições assistenciais, grupos diversos que atuam na cidade, fanfarras e a banda da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Além do desfile cívico, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a IG-Mathe promove a “Rua do Mate”, um espaço que será dedicado às demais atrações preparadas para celebrar o aniversário do município.

Desde as 9h, a Rua do Mate contará com praça de alimentação, com barracas de doces e salgados e várias opções culinárias produzidas a partir da erva-mate. As barracas estarão sob responsabilidade de entidades locais. Prestigie.

A programação inclui, ainda, brinquedos gratuitos para as crianças ao longo do dia (piscina de bolinhas, castelo inflável e cama elástica); exposição Barão do Cerro Azul, na Casa da Memória Padre Bauer; oficinas culturais para crianças e intervenções artísticas durante o dia; exposição de carros antigos na Praça da Paróquia São Mateus e tendas culturais: tenda dos artistas plásticos; dos escritores (Arte Editora e Florais Araucária); Morada do Saber; Matte Cultural; Associação dos Artesãos; “Olha o Passarinho” (espaço fotografia temático) e tenda do Rotary Club – Xisto do Iguaçu e São Mateus.

Selo IG

O selo IG para a Erva-Mate de São Matheus foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no último dia 27 de julho. A indicação geográfica (IG) obtida é a da modalidade indicação de procedência, ou seja, está ligada à notoriedade histórica de uma região na fabricação de determinado produto. No caso de São Mateus do Sul, a erva-mate.

O projeto de IG da Erva-Mate da região de São Mateus do Sul abrange a área geográfica protegida e restrita aos municípios de Antonio Olinto, Rio Azul, Mallet, Rebouças, Paulo Frontin e São João do Triunfo. A região responde por 14% da produção nacional de erva-mate.

Programação

9h – início do desfile cívico, na Rua Dom Pedro II e abertura da Rua do Mate, na Rua Barão do Rio Branco – em frente à Prefeitura Municipal, estendendo-se pela Rua 21 de Setembro, até a Casa da Memória Padre Bauer;

12h às 14h – Roda de Viola;

14h – Grupo Resgate Gaúcho;

14h30 – Ginástica Olímpica;

15h – Apresentações dos CMEIs;

15h30 – Grupo Karolinka;

16h – Intervenção Poética, com EdelmarProhmann;

16h30 – Lançamento do 1º Pacote de Erva-Mate com o selo IG;

17h – Serão cantados os “Parabéns” para a cidade, quando será servido um bolo de 109 metros de extensão.

Texto: Da Redação/Najuá, com informações da Difusora do Xisto

Foto: Divulgação

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580