facebook

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

11/09/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

87 anos de Rebouças

No último final de semana teve início a programação alusiva aos 87 anos de Emancipação Política do Município de Rebouças. No sábado (02), no período da manhã, ocorreu uma solenidade cívica, com a participação do prefeito Luiz Everaldo Zak (PROS), do vice-prefeito Fabio Chiqueto (PMB), do presidente da Câmara Municipal Ricardo Hirt Junior (PSB) e do diretor da Comarca, juiz James Byron W. Bordignon.  O evento foi na Praça dos Ferroviários e contou com apresentações musicais, plantio de árvores e atividades recreativas. Também integrou a programação, no sábado, uma corrida de cinco mil metros, a entrega do Centro Cultural Flórido Cabral, que havia sido incendiado por vândalos e foi reformado, e o concurso que escolheu a Garota Rebouças 2017.  As festividades referentes ao aniversário de Rebouças prosseguem até o final do mês. 

Reivindicações da aldeia

Na segunda-feira (04), representantes da aldeia indígena Arandu Miri, localizada em Inácio Martins, foram até a sede da Prefeitura Municipal para reivindicar melhorias diversas. O grupo foi recebido pelo prefeito Júnior Benato (PSD) e solicitou a reforma da estufa da escola, ampliação da garagem para veículos e equipamentos, construção de três novos açudes para a criação de peixes e adequação dos já existentes, recuperação do campo de futebol, melhorias na estrada de acesso à aldeia, instalação de uma antena de telefonia celular, dentre outros pedidos.  Estiveram presentes na reunião, o vice Cacique Manoelzinho, professores e membros da aldeia. No mesmo dia, o prefeito Junior Benato repassou as solicitações aos setores responsáveis para que iniciem os trabalhos.

Mutirão em Prudentópolis

No último domingo (03), o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski (PSDB), esteve na comunidade rural de Cachoeirinha para acompanhar de perto os serviços de cascalhamento que estavam sendo feitos, utilizando oito caminhões. A gestão aproveitou o tempo bom e fez um mutirão para melhorar as estradas daquela comunidade.  Adelmo comenta que Prudentópolis é o quarto município mais extenso do Paraná, possui mais de sete mil quilômetros de estradas e que mais de 50% da população reside no interior.  “Precisamos manter o homem do campo no campo e com qualidade de vida; e a primeira coisa para isso é o acesso”, enfatiza o prefeito.

Sessão movimentada

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati de terça-feira (05) foi bem movimentada. Teve a presença da juíza eleitoral do fórum da Comarca de Irati, Mitzy de Lima Santos, que usou a tribuna para falar sobre o recadastramento biométrico, que está em andamento,  e a presença do secretário de Fazenda, Valmir Emiliano, que fez uma explanação sobre as ações da secretaria, comentou a situação financeira do município e respondeu questionamentos dos vereadores. Valmir afirmou que dívidas empenhadas em 2016 e que não foram pagas pela gestão anterior, contabilizadas em R$ 900 mil, atrapalham um pouco o equilíbrio financeiro neste ano de 2017.  Em relação à merenda destinada aos centros municipais de educação infantil e às escolas, segundo ele, na comparação entre 2016 e 2017, o investimento que está sendo feito é um pouco maior nesse ano.

Universidade da Criança

No dia 15 de setembro, ocorrerá em Irati o lançamento do Projeto Universidade da Criança, proposto pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV).  O projeto surge como um desdobramento do Marco Legal da Primeira Infância (lei federal 13.257/2016) e propõe ações conjuntas entre o poder público e voluntários para garantir o desenvolvimento pleno da criança deste a gestão até os seis anos de idade. O lançamento do projeto ocorrerá às 19 horas, no Park Dance, quando haverá exibição do filme “O começo da Vida” e uma palestra com a parlamentar.  

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580