facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
04/09/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Inácio Martins terá o programa Meu Campinho

Inácio Martins foi um dos 13 municípios paranaenses contemplados com o programa Meu Campinho. Nesta semana, na terça-feira (29), o prefeito Júnior Benato (PSD) assinou o convênio de R$ 380 mil com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU). Os recursos são a fundo perdido e a construção do espaço dará a crianças e adolescentes a oportunidade de praticar esportes no contra turno escolar. “Além de protegê-los dos riscos das drogas e da violência das ruas, o espaço oferece uma oportunidade de mudança de vida e a descoberta de novos talentos do futebol”, destacou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.

Pedido de exoneração

Nesta semana, o enfermeiro Agostinho Basso tornou público o seu pedido de exoneração do cargo de Secretário de Saúde de Irati. Ele entregou uma carta ao prefeito Jorge Derbli (PSDB) agradecendo a confiança e o respeito durante sua permanência no cargo. Entretanto alega o pedido de exoneração é porque teriam acontecido “tentativas de interferência” nos trabalhos da Secretaria de Saúde, “por parte de membros da alta cúpula da atual gestão”.

Divergências?

Ainda durante a campanha eleitoral, havia sido anunciado que o vice-prefeito, Amilton Komnitski (PSD) é quem estaria auxiliando no setor de saúde. Existiram divergências entre Amilton e Agostinho?  É a pergunta que fica.

Técnica e política

O decreto de exoneração de Agostinho Basso do cargo de secretário de Saúde ainda não foi publicado em diário oficial. Nesta quinta-feira (31), o prefeito Jorge Derbli afirmou que já fez alguns convites para o cargo, mas ainda não está nada definido.  Também disse que esteve no setor e que a equipe está bem preparada para cuidar da Secretaria de Saúde até que o novo secretário seja nomeado.

Episódio “Rocha Loures”

Na última terça-feira (29), os vereadores José Bodnar (PV) e Rogério Kuhn (PV) protocolaram na Câmara Municipal o Projeto de Lei 26/2017, solicitando a revogação da Lei Municipal no 3.191/2011, a qual concedeu Título de Cidadão Honorário a “Rocha Loures”. Entretanto, os vereadores não pesquisaram e não se informaram adequadamente antes de protocolar o pedido. Isso porque eles achavam que quem tinha recebido o título era o ex-deputado do PMDB Rodrigo Santos Rocha Loures, flagrado recebendo R$ 500 mil dentro de uma mala. Entretanto, quem recebeu o Título de Cidadão Honorário de Irati em 2011 foi o pai do ex-deputado, o empresário fundador Nutrimental, que à época também era o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo Costa da Rocha Loures.

Merenda nos CMEIs

Outro tema que chamou a atenção durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irati desta semana foi o debate sobre a merenda nos centros municipais de educação infantil (CMEIs) do município. O vereador Rogério Kuhn (PV) usou a tribuna para dizer que ouviu de professores reclamarem que estão faltando alimentos em CMEIs. Ele convidou os vereadores da Comissão de Educação para visitarem os CMEIs para constatar a real situação. O vereador Roni Surek (PROS) disse que também ouviu reclamações neste sentido.

Plantão no Fórum Eleitoral de Irati

Neste sábado (02) haverá plantão no Fórum Eleitoral de Irati das 09 às 18 horas para o recadastramento biométrico. A prioridade será para o atendimento dos eleitores residentes em Itapará, Cerro da Ponte Alta, Rio do Couro, Colônia Gonçalves Júnior e localidades próximas.  Neste dia, a Prefeitura de Irati irá disponibilizar uma linha de ônibus para o transporte dos eleitores. O ônibus sairá às 08 horas de Itapará, seguindo pela estrada principal e passando pelas demais comunidades.