facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
14/07/2017

Unidade de Saúde Fósforo é inaugurada em Irati

Durante a solenidade, o prefeito Jorge Derbli fez a recepção aos novos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. Também entregou uma UTI Móvel e duas ambulâncias, além de outros veículos para as secretarias

Unidade de Saúde Fósforo é inaugurada em Irati

A Unidade de Saúde Fósforo foi entregue para a população de Irati nesta terça-feira (11), pelo prefeito Jorge Derbli e pelo secretário de Saúde, Agostinho Basso. Localizada nas proximidades do estádio municipal, a unidade abrigará o Pronto Atendimento 24 horas, até que as reformas necessárias nas atuais instalações sejam realizadas.

Derbli destacou que ele e o vice Amilton Komnitski têm o objetivo de humanizar o atendimento no setor de saúde e trabalhar muito para assegurar as melhorias que a população almeja. “E nós estamos realizando isso, pois queremos atender bem o povo. A obra é bonita e muito bem estruturada, mas de nada adianta sem o calor humano dos profissionais que vão trabalhar aqui”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, também foi realizada a recepção aos novos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. O município está contratando 60 profissionais que farão parte do quadro de funcionários da Prefeitura. “Estamos dando oportunidade de trabalho e, consequentemente, gerando renda para a cidade, sem falar que eles vão auxiliar para melhorar o atendimento na saúde”. O prefeito finalizou, dizendo que o intuito de sua equipe é cuidar dos iratienses.

Ainda durante o evento, foram entregues nove veículos para as secretarias – dentre eles, uma UTI Móvel, que foi conquistada junto ao governo estadual, e duas ambulâncias de simples remoção, adquiridas com recursos próprios municipais.

Além dos veículos para a Secretaria de Saúde, o prefeito fez a entrega de automóveis para a Secretaria de Saúde, Educação, Gabinete, Secretaria de Serviços Rurais e Urbanos e uma van para a Secretaria de Assistência Social, para as Residências Inclusivas, recebida pelo governo estadual.

Presentes

Estiveram presentes no evento os vereadores Soldado Elias, Alberto Schereda e Roni Surek, representantes do governo federal e estadual. Por ser uma obra iniciada na gestão anterior, o prefeito Derbli convidou o ex-prefeito, Odilon Burgath, e o ex vice-prefeito, Renato Berger, que acompanharam a solenidade.

Avanços

O secretário citou alguns dos avanços nos primeiros seis meses da gestão 2017-2020. “Estávamos com 8.425 pessoas esperando consulta, exames e cirurgias e já reduzimos para quatro mil. Zeramos a fila de tomografias e estamos quase finalizando de colonoscopia”. Agostinho também falou da implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e da ampliação de três equipes de saúde da família, aumentando a cobertura para 48% no município.

Outra melhoria significativa ressaltada pelo secretário foi a mudança na forma do credenciamento dos médicos, que atendiam por consulta. Hoje, os profissionais recebem por plantão de quatro ou seis horas. Também foi implantada a Comissão de Controle Interno na Secretaria de Saúde.

O secretário também citou a reforma do Pronto Atendimento 24 horas. “A unidade básica de saúde da Fósforo receberá o Pronto Atendimento, pois o prédio atual, Ildefonso Zanetti, será reformado e já temos recurso para isso. A mudança vai ocorrer na próxima semana para iniciarmos o atendimento”, disse Agostinho Basso.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações de assessoria

Fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos