facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 997 - Já nas bancas!
16/06/2017

Corpus Christi celebra o Ano Mariano

Igrejas e fieis se preparam para as celebrações que serão realizadas nesta quinta-feira (15)

Corpus Christi celebra o Ano Mariano

Nesta quinta-feira (15) comemora-se Corpus Christi e os preparativos para as celebrações estão sendo feitos pelas paróquias de Irati, que contam com a colaboração dos fiéis das pastorais. 

Um dos fieis que tem ajudado nestas preparações é o catequista Ivan Gabriel Batista, que faz parte da pastoral da catequese. Ele participa há 10 anos da tradicional confecção do tapete que enfeita as ruas da cidade.

Para ele, este ato de enfeitar é uma contribuição gratificante. “É uma oportunidade que a gente tem em pertencer a uma igreja, a igreja de Jesus. É um dia que podíamos dormir um pouco mais. Aí acordamos cedo, talvez com neblina, é algo que no final nos sentimos realizados por fazer aquilo, pertencendo a uma comunidade, que nesse dia mostra a união entre as igrejas”, destaca.

Os preparativos para a elaboração dos tapetes são antecipados. Há um mês e meio, todos estão colaborando, catequistas e catequizandos.

As ilustrações são feitas de forma criativa e sempre com grande valor significativo. “Cada turma vai contribuindo da maneira que pode, pode-se fazer em casa ou em grupo. Nos desenhos sempre colocamos em maior destaque a eucaristia, mas esse ano, por ser ano mariano, teremos também mais imagens de Nossa Senhora”, comenta.

Batista começou a participar do Corpus Christi no grupo de jovens da igreja, e desde aquela época até hoje não parou. Atualmente, ele colabora junto com as crianças da catequese que ajudam na decoração do tapete. As contribuições são realizadas de todas as formas: com cartazes, desenhos, colagens, qualquer ideia é bem vinda. 

O envolvimento dos fieis na tradição do Corpus Christi é apenas um dos elementos que demonstram a importância que a data tem para a comunidade. Segundo o diácono Alvaro Luiz Martin Nortok, da Paróquia Nossa Senhora da Luz, a festa de Corpus Christi é de suma importância para a igreja, pois o culto da eucaristia fora da missa afirma que Jesus está presente em todos os momentos.  “A eucaristia é o centro da vida da igreja, toda evangelização gira em torno da eucaristia. É o ápice de onde brota todos os sacramentos e aumenta a vida de fé do cristão”, disse.

Programação

O tema da festa este ano será “Ano Mariano – A igreja missionária aprende com Maria o que é eucaristia”. A escolha corresponde à atitude missionária que a igreja vive mais intensamente no momento. Também faz alusão à homenagem aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e aos 100 anos do aparecimento de Nossa Senhora de Fátima.

De acordo a secretária da Paróquia São Miguel, Ana Cláudia Oliveira,  em Irati o tapete será enfeitado por integrantes das paroquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Miguel, São João Batista, Nossa Senhora da Luz e a Paróquia Imaculada Conceição Ucraniana. Na composição serão usados os mais variados materiais como, TNT, cartazes, serragem, roupas, flores, pó de café, entre outros.

A missa acontecerá no pátio do Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, às 15 horas. Em seguida será realizada a procissão, partindo da igreja São Miguel até a Nossa Senhora da Luz, onde se encerra com a benção do Santíssimo.

Em caso de chuva no dia, apenas a missa está confirmada, no mesmo local e horário.

Origem

O Corpus Christi, também chamado de Corpus Domini, veio para o ocidente no século XIII, e foi celebrado pela primeira vez em 1246, em Lieja, na Bélgica. O Papa Urbano IV percebeu que aquele dia tornou-se especial para a adoração da eucaristia.

O Corpus Christi é uma solenidade do tempo comum, que celebra o ministério, o sacramento do corpo e sangue de Cristo. É comemorado na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. 

Texto: Jaqueline Lopes/Hoje Centro Sul

Fotos: Arquivo/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos