facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 997 - Já nas bancas!
09/06/2017

Prudentópolis ganha Seção do Corpo de Bombeiros

Sede foi inaugurada na sexta-feira (02)

Prudentópolis ganha Seção do Corpo de Bombeiros

Prudentópolis conta agora com uma Seção do Corpo de Bombeiros no município. Até então, a cidade com pouco mais de 50 mil habitantes possuía apenas bombeiros comunitários, chamados de agentes da Defesa Civil, que atuavam de forma emergencial em alguns casos, como de afogamento e incêndio. A inauguração da sede aconteceu nesta sexta-feira (02) com a presença de autoridades e  da comunidade.

Antes da criação desta Seção, o município era atendido por profissionais do Corpo de Bombeiros de Irati, que se deslocavam até Prudentópolis. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitão Jorge Augusto Ramos, apesar de o município possuir bombeiros comunitários bem estruturados, alguns atendimentos precisavam ser feitos por bombeiros militares que tinham de percorrer mais de 50 km para realizar o atendimento. “Então, além de não ser o ideal por conta do tempo-resposta, que o atendimento ficava muito longe de Irati, nós chegávamos com muito tempo aqui no apoio do bombeiro comunitário”, relata. Mesmo assim, para serviços de rotina, bombeiros de Irati tinham de permanecer em Prudentópolis. “Cerca de 30% do esforço da Seção do bombeiro de Irati já estava concentrada em Prudentópolis. Nós já tínhamos aqui vistoriador destacado só  para o município, nós já tínhamos supervisor. Já estávamos trabalhando praticamente só aqui com uma estrutura que não é adequada”, comenta.

Com a criação da  Seção do Corpo de Bombeiros,  o estado passa a investir diretamente em Prudentópolis. A Seção continua vinculada ao comando de Irati, mas passa a contar com mais serviços dos bombeiros militares na cidade. “Nessa gama de serviços estão incluídos a parte de prevenção, a parte de resgate, salvamento em altura, principalmente aqui com as cachoeiras”, explica o capitão Jorge Augusto Ramos.

O comandante dos Bombeiros do Paraná, coronel Juceli Simiano Junior, enfatiza a melhoria no atendimento à população. “Com a vinda de bombeiros militares estaduais a gente amplia essa gama de serviços. A gente traz profissionais que tem plena qualificação na área de busca, salvamento, área de incêndio, ações de Defesa Civil, o socorrismo através do atendimento da ambulância, toda a gama de serviços que o Corpo de Bombeiros presta, inclusive avançando significativamente no campo da prevenção, à medida que o pessoal que chega aqui agora tem competência até legal para realização de vistorias, análises de projetos, enfim, além da ação emergencial. A gente fortalece muito a questão da prevenção que é determinante para o sucesso do nosso trabalho”, disse.

Outro ponto é o efetivo que receberá novos integrantes, mas também terá a participação de antigos bombeiros comunitários, pois o Projeto Bombeiro Comunitário de Prudentópolis foi o primeiro do Paraná e funcionou durante 13 anos, período em que foram prestados cerca de 6 mil atendimentos. “Além do efetivo novo que trouxemos de outras cidades da região, a gente também vai contar com alguns agentes de defesa civil que permanecem trabalhando conosco, apoiando as nossas atividades e também os equipamentos”, conta. Ele ainda destaca que a Seção já possui equipamento suficiente para o início dos trabalhos e deverá receber ainda investimentos futuros. “O básico para a realização da atividade está assegurado e a partir daqui a gente vai agregando com o passar do tempo mais equipamentos, e mais estruturas”, relata.

O secretário estadual da Justiça e Trabalho, Artagão Júnior, que representou o governador Beto Richa na solenidade, destacou o investimento nos equipamentos. “Só em equipamentos nós recebemos no dia de hoje quase meio milhão de reais. Ambulâncias, caminhões, estruturas que vieram do comando do Bombeiro do Paraná, por conta dessa implantação do Corpo de Bombeiros”, disse. “É uma demonstração de sensibilidade desse governo de parceira com o município de Prudentópolis, de parceria com o prefeito Adelmo, de parceira com a população e de respostas às expectativas porque, inclusive, quando você militariza, você passa toda a responsabilidade para o Estado e você permite o município aproveitar novamente aquele material humano, aqueles profissionais que estavam cedidos”, comenta.

O prefeito de Prudentópolis, ‎Adelmo Klosowski, destacou as vantagens que o município terá com a ampliação dos serviços. “A instalação de um Corpo de Bombeiros Militar traz diversas operações que antes a gente recebia de Irati. Irati, no caso, tem vários municípios que atende e o serviço aqui muitas vezes atrasava um pouco. Então, com a instalação do Corpo de Bombeiros Militar nós vamos ter vistorias todas realizadas por aqui, liberações. Como o nosso município está dando um passo muito grande na questão do turismo, então, nós sabemos que acidentes podem acontecer. Questão de resgate, quando tiver acidente não precisa vir corporação de Irati, porque agora tem em Prudentópolis. Questão de seguro, baixa a taxa de seguro para os nosso munícipes”, relata.

A nova sede da Seção do Corpo de Bombeiros em Prudentópolis fica na Rua Prefeito Afonso Dietzel esquina com Rua Conselheiro Rui Barbosa, antiga Posto dos Bombeiros Comunitários.

Mallet

O secretário estadual da Justiça e Trabalho, Artagão Júnior, disse que também está sendo negociado a criação de uma Seção do Corpo de Bombeiros em Mallet. “Nós estivemos na Câmara Municipal na sessão nesta quinta-feira (01) em um espaço para que nos manifestássemos em nome do Governo do Estado e ali surgiu a questão desse processo de militarização, da implantação da sessão do Corpo de Bombeiros lá no município de Mallet. É um desejo do prefeito, da administração municipal, a população também está ansiosa para que isso possa acontecer. Inclusive, nós aproveitamos essa oportunidade para conversar com o comandante no sentido de avançarmos”, disse.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos