facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 962 - Já nas bancas!
20/04/2017

Prefeito de Mallet cita conquistas alcançadas nos 100 primeiros dias de governo

Prefeito de Mallet cita conquistas alcançadas nos 100 primeiros dias de governo

Em Mallet, o prefeito Moacir Alfredo Szinzelski (PSC) dedicou-se  para colocar a casa em ordem durante os primeiros 100 dias de governo.  A palavra de ordem foi economizar para atender as demandas mais urgentes da população. Dentre elas, melhorias na saúde, a  reforma dos equipamentos do Parque de Máquinas e o início dos serviços nas estradas rurais para que os agricultores possam escoar a safra.

“Estamos fazendo uma economia bastante drástica, mas já estamos conseguindo por em ordem”, destaca Moacir.  Ele cita que na área de saúde, inicialmente sua equipe se dedicou para reorganizar as rotinas de trabalho, normalizar o atendimento nos postos de saúde e garantir o transporte de pacientes aos centros de atendimento especializados. 

“Tivemos um avanço na saúde muito bom através de decisões administrativas; conseguimos arrumar cinco ambulâncias, pedimos mais para o governo estadual; e, além disto, contratamos mais médicos”, conta o prefeito.  Ele ainda destaca que houve a contratação de uma médica que reside em Mallet mesmo para atender a população.

No setor agrícola, para atender a necessidade dos produtores rurais por de estradas melhores, a administração enfrentou o problema dos equipamentos sucateados –  a  gestão anterior entregou grande parte das máquinas sem condições . “Ainda estamos vendo isso, agora que começaram a chegar os pneus, nós tivemos que pagar os pneus da antiga gestão para depois abrir uma nova licitação”, explica Moacir.

Até meados de abril, duas motoniveladoras (patrolas) ainda estavam paradas por problemas mecânicos.  “Essa semana, nós tínhamos quatro patrolas e duas paradas. Começamos a montar mais uma, agora, temos três patrolas em funcionamento trabalhando em três lugares diferentes, ajudando o nosso produtor na questão da safra de soja, milho, então, estão tirando toda a safra”, comentou o prefeito.  

E, na última semana, um rolo compactador adquirido com recursos federais, através de emenda do deputado Takayma, foi recebido pelo município e auxiliará nos serviços nas estradas rurais.

Estrada de Rio Claro do Sul

Outra conquista destes 100 primeiros dias de mandato, comentada pelo prefeito foi o andamento das obras de readequação dos 33 quilômetros  da PR 281, entre Mallet e Fluviópolis, que beneficia o distrito de Rio Claro do Sul.

“Essa obra nós temos que agradecer muito, ao chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e também ao deputado Hussein Bakri que lutaram incansavelmente, claro que o Beto Richa também, que deu um recurso para isso”, disse.  O investimento  estadual para as melhorias na estrada é de R$ 1,95 milhões e, segundo o prefeito, há muitos anos a comunidade enfrenta a estrada ruim.

“Há mais de vinte anos, o povo estava sofrendo com a estrada. Rio Claro do Sul é uma comunidade tradicional, ela tem aquela Romaria, tem um turismo religioso, esperamos ali em setembro umas  8 mil pessoas,” afirmou.  Ainda em Rio Claro do Sul, a administração irá inaugurar uma academia da terceira idade.

No outro distrito de Mallet, Dorizon, Moacir conta que deverá ser construída uma nova escola e uma quadra esportiva, com recursos conquistados com o apoio de Rossoni. Deverão ser investidos R$ 500 mil nessas obras, segundo o prefeito.

Festa do Kiwi

Também neste início de mandato, a equipe da administração tem se dedicado à organização da 21ª Kiwi Fest, que acontecerá nos dias 05,06 e 07 de maio.  Uma comissão foi montada e tem cuidado dos detalhes da festa.  “Nós vamos fazer a festa aberta, mas vamos ter toda a segurança, vai ter shows e a festa vai ser do agricultor mesmo, do fruticultor, porque é uma parceria da Prefeitura, do Estado, da Sanepar, da Copel e do fruticultor; E eles são os mais interessados”, finalizou o prefeito.

Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul 

Galeria de Fotos