facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
20/04/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Mão dupla na Rua 19 de Dezembro

Entre os comerciantes da Rua 19 de Dezembro, o principal assunto das conversas tem sido o projeto para que a via volte a ser de mão dupla. Vários comerciantes comentaram que, recentemente, o prefeito Jorge Derbli esteve no local ouvindo os empresários e disse que a rua poderá voltar a ser de mão dupla. A mudança é uma reivindicação dos comerciantes há vários anos.  

Secretaria Municipal de Segurança

Irati está elaborando um projeto para criar uma Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Na semana passada ocorreu uma reunião com representantes de órgãos do setor, que acreditam que o atendimento à população poderá ser melhorado com a secretaria. “Oficializando a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, poderemos ter acesso a recursos do governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, defende o prefeito Jorge Derbli. A expectativa é conseguir verbas para investimentos em equipamentos, câmeras de segurança e veículos.

Pesca em Fernandes Pinheiro

Na última semana, a administração da prefeita Cleonice Schuck, de Fernandes Pinheiro, soltou no lago da Prainha 3000 kg de peixe das espécies tilápia e carpa. De quinta-feira Santa até o domingo de Páscoa os munícipes de Fernandes Pinheiro puderam pescar no lago do Parque da Prainha. Foram liberados até 10 kg de peixe por pessoa.  A população ficou satisfeita.

Boa iniciativa

Merece o nosso elogio, o Projeto de Lei nº 005/2017, do vereador Marcelo Rodrigues, aprovado por unanimidade de votos.  Pelo projeto, o infrator que abandonar animais domésticos ou domesticados em logradouros públicos ou áreas particulares será penalizando com multa de R$ 500,00 e, em caso de reincidência, a multa será duplicada. Talvez sentido no bolso, as pessoas tenham mais cuidado e responsabilidade para com os animais, evitando os maus tratos e os acidentes.

Prédios públicos em Rebouças

O presidente da Câmara Municipal de Rebouças, Ricardo Hirt, e outros vereadores têm fiscalizado as condições de prédios públicos da cidade e cobrado melhorias do Executivo. Recentemente, o grupo esteve no Ginásio Municipal de Esportes e constatou problemas como banheiros quebrados, falta de vasos sanitários, torneiras e chuveiros. Também avaliaram as deficiências da estrutura do Centro Cultura Flórido Cabral. Eles enviaram ofício ao prefeito Luiz Everaldo Zak solicitando as melhorias necessárias.

Habitação

Famílias que moram na comunidade de Beira Linha e à margens da BR 153 também foram visitadas pelo presidente da Câmara de Rebouças e pelo secretário Alessandro Luis Mazur. São famílias que vivem em casas precárias e que precisam de apoio do setor de assistência social. Os vereadores pediram ao IAP que doe ao município madeiras apreendidas para que sejam reconstruídas algumas das habitações.

Kits escolares

Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação de Irati fez a entrega dos kits de material pedagógico-didático para CMEIs e escolas. Ao todo foram adquiridos 2.408 kits destinados aos alunos da educação infantil e para o 1º e 2º anos do ensino fundamental. 

Prestação de contas

Na quinta-feira (20), véspera de feriado, o prefeito de Irati, Jorge Derbli e sua equipe fará um prestação de contas dos trabalhos realizados nos primeiros 110 dias de governo. Deverão participar empresários e convidados da Associação Comercial e da atual gestão. O evento será às 14 horas no Cine Café, localizado na Rua da Cidadania.