facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 946 - Já nas bancas!
20/03/2017

Médico da Angiolife explica causas e sintomas dos problemas de circulação sanguínea

Médico da Angiolife explica causas e sintomas dos problemas de circulação sanguínea

Desde que nascemos nosso coração trabalha constantemente para bombear mais de cinco litros de sangue no corpo. Algumas vezes ocorre a dificuldade do sangue circular corretamente pelo corpo, podendo gerar problemas, como explica o médico cirurgião vascular da Angiolife, Cristiano Teixeira Barbosa Pinto.

O que é a má circulação sanguínea?

Artérias e veias são como “canos” de duas vias que levam e trazem o sangue a todos os órgãos e tecidos do corpo humano, sendo assim eles precisam de cuidados e manutenção para funcionar corretamente.

A má circulação consiste na dificuldade do sangue chegar ou retornar de um determinado lugar do corpo. Quando o sangue não chega, o local que deixa de ser irrigado passa a sofrer um processo de isquemia, as células entram em sofrimento e, se esse processo não for revertido, leva à “morte” dos tecidos.

Assim, quando o sangue não retorna, os tecidos e órgãos ficam muito irrigados. Todo esse excesso provoca a formação de inchaço, com aumento de pressão vai dificultar o correto funcionamento desse órgão.

Aterosclerose

A  principal e mais frequente doença das artérias é a Aterosclerose, que consiste no entupimento e pode ocorrer de maneira progressiva ou súbita. O acúmulo de placa ateromatosa pode gerar problemas que dificultam e limitam a boa circulação nos membros, coração e outras áreas importantes. Em casos mais graves, podendo levar a um Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e até mesmo a amputação de pernas e braços.

Problemas na circulação venosa, apesar de estarem muito ligados a heranças genéticas, podem ser evitados com mudanças do hábito de vida e acompanhamento sistemático a cada novo sinal ou sintoma, pois uma complicação como a trombose venosa é bastante comum.

O que pode causar um problema de circulação?

Existem vários hábitos, condições de vida e comportamentos que tornam um indivíduo suscetível a sofrer desse problema. Uso do cigarro, álcool, pressão alta, alimentação irregular, sedentarismo, stress e obesidade são apenas algumas das muitas razões pelas quais uma pessoa pode levar dificuldade circulatória.

A má circulação do sangue afeta pessoas de todas as idades e, se não tratada, pode levar a limitações importantes no dia a dia dos pacientes e seus familiares. Apesar de ser comum em idosos, deve ser levada a sério em qualquer idade.

Sinais de um possível problema de má circulação:

Arteriais:

Dor nas pernas ao caminhar;

Pés e mãos frias e amortecidas;

Diminuição da sensibilidade, amortecimentos;

Feridas de difícil cicatrização;

Alterações na visão, fala e força nos membros.

Venosas:

Inchaço, queimação e formigamento;

Presença de varizes e varicoses;

Coçeiras, manchas e feridas nas pernas;

Dores diversas e inchaços súbitos nos membros.

Agora que você já conhece algumas causas e sintomas dos problemas de circulação sanguínea, conte com a ajuda da equipe da AngioLife, somos especialistas no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças vasculares.  

Texto/Foto:Assessoria Angiolife