facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 984 - Já nas bancas!
20/03/2017

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Estrada Irati – São Mateus

O governador Beto Richa foi a Brasília nesta semana, na quarta-feira (15), para solicitar aos representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)agilidade na aprovação de financiamentos para o estado. São dois projetos em tramitação no BID, que totalizam R$ 1,1 bilhão. Em um destes projetos, o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Estado, está inclusa a tão esperada pavimentação da estrada entre Irati e São Mateus do Sul.  

Agricultura

O secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, participou da sessão da Câmara Municipal de Irati na segunda-feira (13), atendendo o convite dos vereadores. Na oportunidade, ele expôs as principaisações da pasta e destacou a importância da agricultura para a economia de Irati.  “Desde que assumimos estamos atendendo uma média de 100 pessoas por dia, chegando até 210 atendimentos em um mesmo dia. Temos hoje 3.886 produtores cadastrados, ou seja, 28% do orçamento do município vem dos blocos de notas dos produtores. No comércio temos 1.195 empresas, somando 38% de arrecadação e 239 indústrias que correspondem a 34%”, disse o secretário.

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar

O Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Irati foi instituído e, na última sessão ordinária do Legislativo, que ocorreu na segunda-feira (13), foram eleitos e empossados os membros da Comissão. O presidente é Rogério Luís Kuhn, o secretário Marcelo Rodrigues e Roni Surek é membro. Os vereadores permanecem na Comissão até 31 de dezembro de 2018.

Prioridades em Teixeira Soares

“Nós temos três pilares que precisamos sustentar forte, que são estradas rurais, saúde e geração de empregos”, afirma o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, enfatizando as prioridades no município. Quanto às estradas, a detonação da cascalheira assegurou material adequado para os serviços.  No setor de saúde, o prefeito destaca que já foram contratados médicos psiquiatra, ginecologista e pediatra para atender no município, conforme ele e a vice Juliana Belinoski haviam prometido em campanha. Também que, em breve, um cardiolista e um médio do trabalho atenderão em Teixeira Soares.  Já a geração de empregos é um processo mais complexo. “A maior dificuldade está na questão de empregos, mas nós estamos lutando, indo atrás de possibilidades”, diz Lula Thomaz.

Cascalhamento em Angaí

Dinâmico, o prefeito em exercício de Fernandes Pinheiro, Fábio Jacomel, tem aproveitado cada dia no comando do município para atender as demandas da população, sobretudo as dos moradores da área rural. Exemplo disse é que todas as ruas do distrito Angaí estão sendo cascalhadas com material frisado, cedido pelo DER.

Logística reversa

Para que os empresários se adaptem ao que determina a lei 12.305/2010, que trata sobre a logística reversa, haverá uma explanação da Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente aos empresários na próxima sexta-feira, dia 17, às 9h na sede da Aciai.  A importância de um planejamento dos empresários quanto ao pós-consumo será discutida na oportunidade.